Pernambuco, 31 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Projeto que reconhece CRISTIANISMO como manifestação CULTURAL é aprovado no Senado

Na justificativa, o autor proposta destaca a diversidade cultural e religiosa do país e ressalta a importância da religião na formação do Brasil. Texto segue para sanção do Presidente Lula.

28 de agosto de 2024 às 17:41   - Atualizado às 17:52

Bíblia

Bíblia Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 27 de agosto, em votação simbólica, o projeto de lei que reconhece o cristianismo como manifestação cultural nacional. O projeto (PL 4.168/2021) será encaminhado à sanção da Presidência da República.

O texto foi relatado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), que apresentou voto favorável à proposição. Para evitar possíveis interpretações que limitem a liberdade de culto preconizada pela Constituição, o relator acatou emenda do senador Magno Malta (PL-ES).

O objetivo dessa emenda é que apenas o reflexo do exercício público e da influência do cristianismo sejam considerados manifestação cultural.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Em seu relatório, Esperidião Amin destaca que, “desde o início da colonização, passando pelos séculos seguintes de nossa história, a fé católica esteve presente, com suas igrejas e capelas, seus santos e festividades, sua arte sacra e sua música, em um amálgama singular e único, próprio da vivência brasileira e da alma de nossa gente”.

Durante a discussão do projeto em Plenário, Magno Malta defendeu a emenda de sua autoria, que tem o objetivo de assegurar que “as expressões artísticas cristãs e os reflexos e influências do cristianismo são, além de seus aspectos religiosos, considerados manifestação cultural nacional”.

Leia Também

"Faço a emenda de maneira que se preserve a fé e não se trate tudo como cultura. Gostaria que os colegas entendessem a necessidade de que o culto preconizado na Constituição seja mantido como sempre foi", afirmou.

Esperidião Amin destacou que a emenda de Magno Malta conseguiu dar a forma adequada para o que é cultura.

"Eu vou dar um exemplo daqui da minha cidade, que é Florianópolis: a procissão de Nosso Senhor dos Passos, como tantas outras manifestações de origem religiosa Brasil afora, foi considerada patrimônio imaterial pelo Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. Isso caracteriza, tipifica a expressão que o senador Magno Malta ofereceu, enriquecendo e explicitando o que é cultura. Não é o Senhor dos Passos, mas a procissão, a mobilização popular, o ritual, os cânticos, a devoção, os trajes numa procissão, que são, sem dúvida alguma, uma manifestação cultural. O projeto adquiriu uma forma que engrandece as expressões que derivam do cristianismo e que contribuem para a cultura, a ética, a boa convivência, a paz e para uma série de outros aspectos consequentes à religião", declarou Esperidião Amin.

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) disse que essa emenda aperfeiçoa o texto e dá um novo significado à proposição.

"O cristianismo vai muito além da sua manifestação cultural. Estamos falando de uma religião que compreende 32% da população mundial e que convive com diferentes culturas", salientou.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:01, 31 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Culto do Monte reuniu cerca de 50 mil pessoas
Louvor

CULTO DO MONTE reúne mais de 50 MIL PESSOAS em comemoração aos 24 anos do "Programa BOM DIA VIDA"

O evento contou com a participação de renomados cantores da música gospel, entre eles Damares, Dalete Hungria, Lohaine Collins, Milka Tavares, Douglas Fallcão, Jair Martins, João Neto e Maddai Kailane. 

Santuário do Morro da Conceição: remoção total de destroços deve durar 30 dias
Retirada

Santuário do Morro da Conceição: remoção total de destroços deve durar 30 dias

Neste sábado, 31 de agosto, a Secretária Executiva de Defesa Civil do Recife, deu início a avaliação técnica da estrutura da igreja.

Prefeitura do Recife monta estrutura temporária para o Santuário e inicia remoção de escombros
Ação

Prefeitura do Recife monta estrutura temporária para o Santuário e inicia remoção de escombros

A ideia é que o espaço permita a continuidade das atividades do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

mais notícias

+