Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor diz que carnavalescos terão "câncer na garganta" após desfile em homenagem a Lula

A fala ocorreu após a Acadêmicos de Niterói levar para a avenida, na primeira noite do Carnaval do Rio de Janeiro, uma ala intitulada "neoconservadores em conserva".

Cami Cardoso

18 de fevereiro de 2026 às 12:51   - Atualizado às 13:18

Pastor diz que carnavalescos terão "câncer na garganta" após desfile em homenagem a Lula

Pastor diz que carnavalescos terão "câncer na garganta" após desfile em homenagem a Lula Foto: Reprodução

A repercussão do desfile da Acadêmicos de Niterói ultrapassou os limites da Sapucaí e rapidamente chegou as igrejas. Durante um culto realizado em São Paulo, o pastor Elias Cardoso, da Assembleia de Deus Ministério de Perus, criticou a escola e fez uma declaração que gerou forte reação nas redes sociais.

Ao comentar a apresentação, ele afirmou: “Vamos orar. A hora que esses homens estiverem com câncer na garganta, eles vão lembrar com quem mexeram”.

A fala ocorreu após a agremiação levar para a avenida, na primeira noite do Carnaval do Rio de Janeiro, um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pastor diz que carnavalescos terão “câncer na garganta” após desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval 2026. Entre as alas, uma sátira a grupos evangélicos conservadores chamou atenção. Intitulada “neoconservadores em conserva”, a ala apresentou componentes fantasiados como se estivessem dentro de latas estilizadas, com a imagem de uma família tradicional estampada.

No culto, o pastor disse que a fé cristã havia sido “tripudiada” e declarou que não buscaria resposta no Supremo Tribunal Federal, na Justiça ou no Ministério Público. Segundo ele, a resposta viria de Deus, citado como “supremo tribunal celestial”.

Veja Também

Após o desfile, parlamentares da oposição também reagiram à representação feita pela escola. Alguns publicaram nas redes sociais imagens de latas semelhantes às exibidas na avenida, produzidas com uso de inteligência artificial, como forma de crítica à homenagem e à sátira apresentadas.

“Neoconservadores em conserva”

A Acadêmicos de Niterói levou para a avenida, na noite de domingo, 15 de fevereiro, o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Durante o desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a escola apresentou a ala “Neoconservadores em conserva”, que acabou chamando atenção pela sátira a grupos evangélicos. 

De acordo com o texto oficial divulgado pela escola, a ala foi construída para retratar segmentos que, na visão do enredo, compõem um bloco conservador no cenário político nacional. As fantasias, em formato de lata de conserva, faziam referência simbólica à ideia de “conservadorismo”.

Na parte superior das fantasias, quatro personagens identificavam os grupos citados: representantes do agronegócio, simbolizados por um fazendeiro; uma mulher de classe alta, descrita como “perua”; defensores da Ditadura Militar; e grupos religiosos evangélicos.

No material oficial, a Acadêmicos de Niterói afirma que utilizou o humor como ferramenta narrativa, recurso tradicional do carnaval para abordar temas sociais e políticos contemporâneos. Após a apresentação, imagens e vídeos da ala circularam nas redes sociais e geraram reações diversas, com manifestações favoráveis e críticas à abordagem adotada.

Confira a explicação da escola sobre a ala

O humor segue em voga para caracterizar os chamados “neoconservadores”. Um grupo que atua fortemente em oposição a Lula, votando contra a maioria das pautas defendidas por ele, como privatizações e o fim da escala de trabalho 6x1. O movimento em ascensão no Brasil passou a se associar, dentro do campo político, aos seguidores da extrema direita. A fantasia traz uma lata de conserva, com uma defesa da dita família tradicional, formada exclusivamente por um homem, uma mulher e os filhos. Na cabeça dos componentes, há uma variação de elementos para enumerar os grupos que levantam a bandeira do neoconservadorismo. São eles: os representantes do agronegócio (na figura de um fazendeiro), uma mulher de classe alta (perua), os defensores da Ditadura Militar e os grupos religiosos evangélicos. No Congresso Nacional, formam um bloco conservador que defende pautas como flexibilização do porte de armas, exaltação às Forças Armadas, interesses do agronegócio e dos valores tradicionais da família.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:02, 06 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Papa Leão XIV
Pedido

Papa Leão XIV faz apelo pela paz em mensagem sobre São Francisco de Assis no dia das eleições

Além de homenagear o religioso, Leão XIV aproveitou a ocasião para incentivar a construção da paz e a aproximação entre diferentes povos.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
Devoção

"Confiamos nossa Pátria à proteção de Nossa Senhora Aparecida", diz CNBB no primeiro turno das eleições 2026

Entidade publicou mensagem no X (antigo Twitter) neste domingo, 4 de setembro, em meio à polêmica envolvendo a santa e o candidato Flávio Bolsonaro.

Imagem de Santa Teresinha.
Devoção

Dia de Santa Teresinha reúne fiéis em cinco missas e procissão no Recife

Celebrações na capelania da PMPE homenagearam a religiosa francesa conhecida pela "pequena via" e pela promessa de uma "chuva de rosas".

mais notícias

+

Newsletter