Papa Francisco. Foto: Divulgação
O Papa Francisco dormiu bem durante a noite e acordou por volta das 8h desta quarta-feira, 5 de março. A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a atualização sobre seu estado de saúde.
O pontífice permanece internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.
Na manhã de hoje, Francisco seguiu com a terapia e a fisioterapia respiratória. Conforme planejado, a equipe médica substituiu a ventilação mecânica não invasiva utilizada durante a noite pela oxigenação de alto fluxo por meio de cânulas nasais.
Apesar do quadro clínico complexo, a situação se mantém estável.
Na noite de terça-feira (4), a Sala de Imprensa do Vaticano informou que "as condições clínicas do Santo Padre se mantiveram estáveis" e que, como previsto, a equipe médica retomaria a ventilação mecânica não invasiva até a manhã seguinte.
O boletim também destacou que o Papa "não apresentou episódios de insuficiência respiratória nem broncoespasmo", além de permanecer "apirético, sempre vigilante, colaborativo com as terapias e orientado".
Durante a manhã, ele passou para a oxigenoterapia de alto fluxo, realizou fisioterapia respiratória e alternou momentos de oração e descanso. Pela manhã, também recebeu a Eucaristia.
A estabilidade do quadro clínico se mantém em relação ao coração, rins e valores sanguíneos. No entanto, a situação geral continua complexa, com broncoespasmos que, segundo os médicos, são comuns no contexto da pneumonia que o Pontífice enfrenta.
A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um boletim na tarde da segunda (3), com atualizações sobre o estado de saúde do Santo Padre: o acúmulo de muco causou os episódios de insuficiência respiratória, e a equipe médica aspirou o muco em ambas as ocasiões.
A equipe retomou a ventilação mecânica não invasiva. Francisco permaneceu sempre vigilante.
"No dia de hoje, o Santo Padre apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncospasmo. Portanto, foram realizadas duas broncoscopias com a necessidade de aspiração de secreções abundantes. No período da tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva. O Santo Padre permaneceu sempre vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico permanece reservado."
13:27, 14 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.
mais notícias
+