Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Papa se mantém estável sem episódios de insuficiência respiratória, informa Vaticano

A estabilidade do quadro clínico se mantém em relação ao coração, rins e valores sanguíneos. No entanto, a situação geral continua complexa, com broncoespasmos.

Gabriel Alves

05 de março de 2025 às 10:21   - Atualizado às 10:42

Papa Francisco.

Papa Francisco. Foto: Divulgação

O Papa Francisco dormiu bem durante a noite e acordou por volta das 8h desta quarta-feira, 5 de março. A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a atualização sobre seu estado de saúde.

O pontífice permanece internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.

Na manhã de hoje, Francisco seguiu com a terapia e a fisioterapia respiratória. Conforme planejado, a equipe médica substituiu a ventilação mecânica não invasiva utilizada durante a noite pela oxigenação de alto fluxo por meio de cânulas nasais.

Veja Também

Apesar do quadro clínico complexo, a situação se mantém estável.

Na noite de terça-feira (4), a Sala de Imprensa do Vaticano informou que "as condições clínicas do Santo Padre se mantiveram estáveis" e que, como previsto, a equipe médica retomaria a ventilação mecânica não invasiva até a manhã seguinte.

O boletim também destacou que o Papa "não apresentou episódios de insuficiência respiratória nem broncoespasmo", além de permanecer "apirético, sempre vigilante, colaborativo com as terapias e orientado".

Durante a manhã, ele passou para a oxigenoterapia de alto fluxo, realizou fisioterapia respiratória e alternou momentos de oração e descanso. Pela manhã, também recebeu a Eucaristia.

A estabilidade do quadro clínico se mantém em relação ao coração, rins e valores sanguíneos. No entanto, a situação geral continua complexa, com broncoespasmos que, segundo os médicos, são comuns no contexto da pneumonia que o Pontífice enfrenta.

Papa tem insuficiência respiratória aguda

A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um boletim na tarde da segunda (3), com atualizações sobre o estado de saúde do Santo Padre: o acúmulo de muco causou os episódios de insuficiência respiratória, e a equipe médica aspirou o muco em ambas as ocasiões.

A equipe retomou a ventilação mecânica não invasiva. Francisco permaneceu sempre vigilante.

"No dia de hoje, o Santo Padre apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncospasmo. Portanto, foram realizadas duas broncoscopias com a necessidade de aspiração de secreções abundantes. No período da tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva. O Santo Padre permaneceu sempre vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico permanece reservado."

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:27, 14 Fev

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

mais notícias

+

Newsletter