Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Papa Leão XIV sobre público LGBTQIA+: "A promoção da ideologia de gênero é confusa"

O novo pontífice da Igreja Católica foi escolhido e deve dar continuidade ao legado de Francisco, apesar de algumas divergências quando se trata do "estilo de vida homosssexual".

Eduarda Queiroz

09 de maio de 2025 às 17:59   - Atualizado às 17:59

Papa Leão XIV.

Papa Leão XIV. Foto: Divulgação/Vatican News

O novo papa da Igreja Católica foi escolhido nesta quinta-feira, 8 de maio, no Vaticano. A partir de agora o cardeal norte-americano Robert Prevost atende pelo nome Leão XIV, e torna-se o primeiro pontífice americano e agostiniano. Ele deve dar continuidade ao legado de Francisco, apesar de algumas divergências quando se trata do público LGBTQIAP+.

Em discurso feito direcionado aos bispos em 2012, Robert fez declarações sobre o "estilo de vida homosssexual" e "famílias alternativas compostas por parceiros do mesmo sexo e seus filhos adotivos". O cardeal na época lamentou que a mídia e a cultura popular "simpatizem com crenças e práticas que vão contra o Evangelho".

Durante sua vida em Chiclayo, cidade do Peru onde morou grande parte do tempo, sua opinião acerca do assunto se fez ainda mais esclarecida ao se opor a um projeto governamental de educação sexual nas escolas. 

"A promoção da ideologia de gênero é confusa, porque busca criar gêneros que não existem", declarou à imprensa local.

Mesmo que antigas, essas opiniões vão em sentido contrário à postura do antecessor Francisco, que durante o seu papado defendia os direitos civis dos casais homoafetivos e declarava público apoio aos fiéis.

Veja Também

Apesar de apresentar uma conduta mais conservadora, Leão XIV é descrito por colegas e familiares como um "meio-termo", que está aberto para escuta.

Quem é Robert Prevost?

Nascido em 1955 em Chicago, em uma família de origens europeias, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.

Apesar da proximidade do último papa, considerado progressista, ele tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que pode agradar setores da igreja que privilegiam uma abordagem centrada na teologia.

Além de prefeito dos bispos, Francisco também o nomeou presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, voltada ao estudo de questões referentes à vida e ao desenvolvimento da igreja na região. Segundo reportagem do jornal The New York Times, Prevost foi elogiado por ter apoiado imigrantes venezuelanos e visitado comunidades remotas no Peru.

Foi também criticado por sua condução de casos em que padres foram acusados de abuso sexual. O jornal afirma que não teve sucesso em contactar o cardeal sobre as críticas. Prevost comentou sobre a responsabilidade dos bispos na luta contra os abusos na igreja em uma entrevista ao Vatican News, em 2023.

"Não podemos fechar o coração, a porta da Igreja, às pessoas que sofreram por abusos. A responsabilidade do bispo é grande e acho que ainda temos que fazer esforços consideráveis para responder a esta situação que causa tanta dor na Igreja", disse.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:25, 27 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pai de santo é preso por usar falsos rituais para estuprar adolescente em terreiro
Crime

Pai de santo é preso por usar falsos rituais para estuprar adolescente em terreiro

A vítima, hoje com 17 anos, relatou que era obrigada a sentar na coxa do homem, sob a justificativa de que fazia parte da prática religiosa.

Pastor diz que violência doméstica não pode ser resolvida com oração e incentiva fiéis a denunciarem
Alerta

Pastor diz que violência doméstica não pode ser resolvida com oração e incentiva fiéis a denunciarem

Para o pastor Osiel Gomes, a igreja não deve ser utilizada como escudo por agressores, e denunciar crimes é uma responsabilidade urgente.

Frei Gilson.
Partida

Frei Gilson e jogo solidário na Arena Pernambuco já tem mais de 10 mil ingressos vendidos

O evento terá caráter beneficente e contará com a participação de ex-jogadores da Seleção Brasileira, atletas com passagem por grandes clubes do futebol nacional e nomes ligados ao futebol pernambucano.

mais notícias

+

Newsletter