Pernambuco, 13 de Junho de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Papa Leão XIV: confira quanto será o salário do novo pontífice

Robert Prevost, de 69 anos, se torna o primeiro norte-americano da história a assumir o pontificado.

Isabella Lopes

08 de maio de 2025 às 18:58   - Atualizado às 19:00

Papa Leão XIV.

Papa Leão XIV. Foto: Reprodução / Vaticano News

Nesta quinta-feira, 8 de maio, Robert Prevost foi anunciado como o novo papa e adotará o nome de Leão XIV. Ele se torna o primeiro norte-americano da história a assumir o pontificado. Segundo o portal G1, com base em informações da agência italiana Ansa, o novo pontífice deve receber um salário mensal de ao menos 2.500 euros (cerca de R$ 16,1 mil), valor semelhante ao que foi oferecido ao papa Francisco em 2013.

Francisco, que faleceu em 21 de abril, havia renunciado ao salário oferecido pelo Vaticano, optando por levar uma vida de simplicidade, inspirada na pobreza evangélica de São Francisco de Assis. Nos últimos dias de vida, o pontífice também destinou 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão) de sua conta pessoal para detentos da prisão Casal del Marmo, em um de seus gestos finais de solidariedade. Em 2023, no documentário 'Amém: Perguntando ao Papa, Francisco' explicou os motivos pelos quais optou por não receber salário.

"Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas não me preocupo com isso, pois sei que serei alimentado de graça", declarou o pontífice.

Segundo a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio do Papa Francisco, as remunerações do Vaticano são destinadas principalmente aos cardeais e outros altos membros da Santa Sé.

Antes de ser hospitalizado em 2025, o Papa Francisco criou uma comissão de alto nível para incentivar doações à Igreja Católica, que conta com cerca de 1,3 bilhão de fiéis. A medida visava enfrentar a crescente crise financeira no Vaticano, agravada pela pandemia de Covid-19. Desde 2020, o pontífice tem lutado para reduzir os salários dos clérigos do Vaticano, incluindo um corte de 10% nos rendimentos dos cardeais em 2021, para preservar empregos.

Na época, os cardeais recebiam entre 4 mil e 5 mil euros mensais e viviam em apartamentos com aluguéis abaixo do valor de mercado. Em 2023, Francisco determinou que os cardeais começassem a pagar aluguel no Vaticano, uma mudança significativa, já que antes apenas as taxas de serviços eram cobradas. Bispos e outros administradores continuavam com aluguéis subsidiados.

Sobre o novo papa 

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, adotando o nome de Leão XIV. Ele se torna o 267º pontífice da Igreja Católica e o primeiro papa nascido nos Estados Unidos.

Nascido em 1955 em Chicago, em uma família de origens europeias, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase duas décadas no país andino, onde iniciou a carreira como missionário agostiniano e chegou a bispo.

Apesar da proximidade do último papa, considerado progressista, ele tem formação em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, o que pode agradar setores da igreja que privilegiam uma abordagem centrada na teologia.

Além de prefeito dos bispos, Francisco também o nomeou presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, voltada ao estudo de questões referentes à vida e ao desenvolvimento da igreja na região.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, Prevost foi elogiado por ter apoiado imigrantes venezuelanos e visitado comunidades remotas no Peru. Por outro lado, expressou no passado visões menos acolhedoras do que as do papa Francisco em relação a pessoas LGBTQIA+ e, como bispo em Chiclayo, no Peru, se opôs a um plano do governo local para incluir ensinamentos sobre gênero nas escolas.

Foi também criticado por sua condução de casos em que padres foram acusados de abuso sexual. O jornal afirma que não teve sucesso em contactar o cardeal sobre as críticas.Prevost comentou sobre a responsabilidade dos bispos na luta contra os abusos na igreja em uma entrevista ao Vatican News, em 2023.

"Não podemos fechar o coração, a porta da Igreja, às pessoas que sofreram por abusos. A responsabilidade do bispo é grande e acho que ainda temos que fazer esforços consideráveis para responder a esta situação que causa tanta dor na Igreja", disse

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

14:25, 13 Jun

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Santo Antônio
Casamenteiro

Quer mudar sua sorte no amor? Conheça as simpatias de Santo Antônio

Rituais de fé e esperança mobilizam devotos em todo o Brasil, mantendo viva a tradição da simpatia de Santo Antônio para encontrar o amor verdadeiro

Atriz de Hollywood diz que não vê terror em casa: 'portal para coisas demoníacas'
Medo

Atriz de Hollywood diz que não vê terror em casa: 'portal para coisas demoníacas'

Segundo a atriz, hoje com 49 anos, produções assustadoras na televisão podem criar um "portal" para entidades indesejadas.

Voz de Sião Nordeste
Cerimônia

Conferência cristã Voz de Sião Nordeste será realizada em junho no Teatro Guararapes; veja detalhes

O evento tem caráter profético e reúne lideranças e fiéis de diversas partes do país com o propósito de fortalecer a identidade da Igreja de Cristo.

mais notícias

+

Newsletter