19 de março de 2025 às 17:17 - Atualizado às 19:20
Papa Francisco. Foto: Divulgação
Em novo boletim publicado pelo Vaticano nesta quarta-feira, 19 de Março, revela que o Papa Francisco apresentou um progresso em seu quadro de saúde e que foi suspendido o uso de ventilação mecânica e teve redução de oxigenoterapia de alto fluxo.
"A condição clínica do Santo Padre continua melhorando. O Santo Padre suspendeu a ventilação mecânica não invasiva e também reduziu a necessidade de oxigenoterapia de alto fluxo. O progresso da fisioterapia motora e respiratória continua. Esta manhã, na solenidade de São José, o Santo Padre concelebrou a Santa Missa.
Segundo informado, os médicos consideram as infecções pulmonares sob controle, embora ainda não eliminadas. Os valores dos exames clínicos estão dentro da normalidade e ele continua sem febre. O dia do Papa transcorreu entre tratamento, oração e um pouco de atividade de trabalho. Quanto aos ritos da Semana Santa, ainda não foi tomada uma decisão.
Diante da estabilidade do estado de saúde do Papa, o próximo boletim médico está previsto apenas para a próxima semana. A Sala de Imprensa voltará a fornecer algumas informações gerais aos jornalistas na sexta-feira e na próxima segunda-feira."
O pontífice, de 88 anos está hospitalizado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, com problemas respiratórios. No dia 14 de fevereiro, uma tomografia de tórax apontou uma pneumonia bilateral.
O jesuíta argentino, que historicamente sofre de problemas respiratórios, teve o lobo pulmonar direito removido quando era jovem. Ele contraiu uma "infecção polimicrobiana, em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática". Os médicos consideram seu tratamento terapêutico "complexo".
As últimas notícias reacenderam as preocupações sobre a saúde do chefe da Igreja Católica. O status dele está sendo posto à prova por uma agenda sobrecarregada e um ritmo de trabalho pesado. Ele se recusa a diminuir esse ritmo.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Vaticano News
4
10:18, 27 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
O presidente da Argentina afirmou que o pontífice ainda brincou, dizendo que "quando somos jovens, todos fazemos coisas estúpidas".
O fervor popular pelo jesuíta levou muitos fiéis a chegarem de madrugada para garantir um bom lugar na cerimônia.
Último sepultamento de um líder católico no local ocorreu há mais de 350 anos.
mais notícias
+