Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PAPA FRANCISCO sofre queda e machuca antebraço direito, afirma Vaticano

O pontífice, que lidera a Igreja Católica de 1,4 bilhão de membros desde 2013, caiu em sua residência, nesta quinta-feira, 16 de janeiro.

16 de janeiro de 2025 às 10:30   - Atualizado às 10:57

Papa Francisco

Papa Francisco Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira, 16 de janeiro, o Papa Francisco machucou o antebraço direito após uma queda em sua residência, mas não sofreu nenhuma fratura, disse o Vaticano. 

“Esta manhã, devido a uma queda na casa de Santa Marta, o Papa Francisco sofreu uma contusão no antebraço direito, sem fraturas. O braço foi imobilizado como medida de precaução”, informou um comunicado.

O pontífice, que lidera a Igreja Católica de 1,4 bilhão de membros desde 2013, fez 88 anos em dezembro e frequentemente usa uma bengala ou uma cadeira de rodas para se locomover devido a dores no joelho e nas costas.

O pontífice revelou que já sofreu tentativa de assassinato 

No dia 17 de dezembro, um trecho da nova autobiografia do Papa Francisco que foi publicado pelo jornal italiano Corriere della Sera. Nele, o pontífice revela ter escapado de uma tentativa de assassinato durante sua visita ao Iraque, em 2021. O lançamento do livro marca a celebração dos 88 anos de vida do Papa.

Segundo o Papa, ele foi aconselhado "por quase todos" a não viajar para o Iraque, tanto devido ao avanço da Covid-19 na região quanto pelos elevados riscos de segurança, especialmente em Mosul, cidade devastada pelas ações do Estado Islâmico.

“Mas eu queria ir em frente. Sentia que tinha de fazê-lo. Eu disse que sentia a necessidade de visitar nosso avô Abraão, o ancestral comum de judeus, cristãos e muçulmanos”, escreveu o pontífice.

Francisco relatou que, assim que chegou a Bagdá, foi avisado pelo departamento de segurança do Vaticano de que os serviços secretos britânicos e a polícia iraquiana haviam identificado uma mulher "carregada de explosivos" — que ele descreveu como "uma jovem kamikaze" — a caminho de Mosul, com o objetivo de se detonar durante a visita papal. Além dela, uma van transportava explosivos com a mesma intenção, conforme informou.

Na mesma publicação, o papa revelou que depois questionou à segurança do Vaticano o que havia acontecido com os homens-bomba. 

 “O comandante respondeu laconicamente: ‘Eles não estão mais aqui’.A polícia iraquiana os interceptou e os fez explodir. Isso também me atingiu: até mesmo este é o fruto venenoso da guerra.”, escreveu o Papa.

Na ocasião, aproximadamente 10 mil policiais iraquianos foram mobilizados para garantir a segurança do Papa, e toques de recolher foram estabelecidos para conter a disseminação da Covid-19. Durante sua visita, Francisco percorreu seis cidades iraquianas em um período de três dias. Desde que assumiu o papado em 2013, o Papa Francisco realizou mais de 40 viagens internacionais.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:52, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

mais notícias

+

Newsletter