21 de dezembro de 2024 às 18:51 - Atualizado às 19:17
Papa Francisco. Foto: Divulgação/Vaticano News
Devido ao frio intenso e aos sintomas de resfriado que se manifestaram nos últimos dias, o Papa Francisco conduzirá a oração do Angelus no domingo, 22 de dezembro, na capela da Casa Santa Marta, em razão também dos compromissos da próxima semana.
O anúncio foi feito pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em comunicado divulgado neste sábado através do canal Telegram. Na sexta-feira, o Papa havia mencionado que estava “muito resfriado” durante um encontro com a Federação Italiana de Bocha.
Esta não é a primeira vez que o Pontífice realiza a oração na Domus Vaticana, onde escolheu viver. Em dezembro do ano passado, devido a uma inflamação pulmonar, ele teve que alterar sua agenda e realizar a oração na capela para evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura.
A oração será transmitida ao vivo pela televisão, pelos telões da Praça de São Pedro e pelo site do Vatican News.
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, um trecho da nova autobiografia do Papa Francisco que foi publicado pelo jornal italiano Corriere della Sera. Nele, o pontífice revela ter escapado de uma tentativa de assassinato durante sua visita ao Iraque, em 2021. O lançamento do livro marca a celebração dos 88 anos de vida do Papa.
Segundo o Papa, ele foi aconselhado "por quase todos" a não viajar para o Iraque, tanto devido ao avanço da Covid-19 na região quanto pelos elevados riscos de segurança, especialmente em Mosul, cidade devastada pelas ações do Estado Islâmico.
“Mas eu queria ir em frente. Sentia que tinha de fazê-lo. Eu disse que sentia a necessidade de visitar nosso avô Abraão, o ancestral comum de judeus, cristãos e muçulmanos”, escreveu o pontífice.
Francisco relatou que, assim que chegou a Bagdá, foi avisado pelo departamento de segurança do Vaticano de que os serviços secretos britânicos e a polícia iraquiana haviam identificado uma mulher "carregada de explosivos" — que ele descreveu como "uma jovem kamikaze" — a caminho de Mosul, com o objetivo de se detonar durante a visita papal. Além dela, uma van transportava explosivos com a mesma intenção, conforme informou.
Na mesma publicação, o papa revelou que depois questionou à segurança do Vaticano o que havia acontecido com os homens-bomba.
“O comandante respondeu laconicamente: ‘Eles não estão mais aqui’.A polícia iraquiana os interceptou e os fez explodir. Isso também me atingiu: até mesmo este é o fruto venenoso da guerra.”, escreveu o Papa.
Na ocasião, aproximadamente 10 mil policiais iraquianos foram mobilizados para garantir a segurança do Papa, e toques de recolher foram estabelecidos para conter a disseminação da Covid-19. Durante sua visita, Francisco percorreu seis cidades iraquianas em um período de três dias. Desde que assumiu o papado em 2013, o Papa Francisco realizou mais de 40 viagens internacionais.
A nova autobiografia do Papa Francisco, chamada Spera (Esperança, em português), inicialmente estava programada para ser lançada após a sua morte. No entanto, a publicação foi antecipada para coincidir com o início do jubileu de 2025, um ano de celebrações para os católicos ao redor do mundo, com o intuito de fortalecer sua conexão com a fé. O lançamento está previsto para janeiro de 2025.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Vaticano News
1
4
20:08, 24 Mar
28
°c
Fonte: OpenWeather
O aumento foi registrado em todos os continentes, com destaque para a África, que lidera o crescimento percentual.
A igreja enfrenta pendências com FGTS, INSS e multas trabalhistas, conforme registros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
A cantora, que se declara evangélica, é acusada de contradição ao associar sua imagem à bebida alcoólica, gerando polêmica nas redes sociais.
mais notícias
+