Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Papa Francisco: conheça única irmã viva do Pontífice que não o via há 12 anos

O último encontro entre os dois aconteceu antes da viagem de Jorge Mario a Roma para o conclave.

Gabriel Alves

22 de abril de 2025 às 16:46   - Atualizado às 17:04

Papa Francisco e sua irmã mais nova.

Papa Francisco e sua irmã mais nova. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

María Elena Bergoglio, única irmã viva do Papa Francisco, vive na Argentina e não encontrava o irmão desde 2013, ano em que ele foi eleito líder da Igreja Católica.

María Elena é 12 anos mais nova que Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. Ela é a caçula dos cinco filhos de Mario Jorge Bergoglio e María Regina Sívori. Depois do nascimento do papa, em 1936, vieram Oscar (1938–1997), Marta Regina (1940–2007) e Alberto (1942–2010). Hoje, María Elena é a única sobrevivente dos irmãos.

Mesmo com a diferença de idade, os dois sempre mantiveram laços próximos. No entanto, ela enfrenta sérios problemas de saúde há mais de dez anos. Atualmente, vive sob os cuidados de freiras em Buenos Aires, de acordo com o jornal argentino La Nación.

Desde a eleição de Francisco como papa, em março de 2013, ela não conseguiu visitá-lo. Enquanto isso, primas idosas — como Carla e Nella —, além de sobrinhos e sobrinhos-netos, conseguiram viajar a Roma para reencontrar o pontífice. Pela irmã, Francisco também era tio do arquiteto Jorge e do comerciante José.

María Elena chegou a renovar o passaporte com a intenção de visitar o irmão. No entanto, os médicos a proibiram de realizar a longa viagem de avião. Do outro lado, Francisco nunca retornou à Argentina, devido à rotina intensa no Vaticano e a tensões com os governantes argentinos, segundo o La Nación.

Veja Também

O último encontro entre os dois aconteceu antes da viagem de Jorge Mario a Roma para o conclave. Na véspera da partida, os irmãos passaram o dia juntos. Ao jornalista Francisco Alfaya, hoje na Bloomberg, María Elena revelou a última frase que disse ao irmão:

"Te vejo quando voltar", contou.

Ambos acreditavam que ele retornaria. Francisco teria deixado a casa em Buenos Aires ainda bagunçada, com planos de arrumá-la em breve.

Dias depois, María Elena descobriu pela televisão que o irmão havia sido escolhido como novo papa. Em entrevista à rede americana CNN, ela admitiu que chegou a rezar para que os cardeais não o escolhessem.

"Eu não queria que meu irmão partisse. Foi uma posição em que fui um pouquinho egoísta", confessou.

Durante o conclave de 2005, Jorge Mario Bergoglio chegou a receber cerca de 40 votos, mas pediu aos colegas que elegessem Joseph Ratzinger, que se tornaria o Papa Bento XVI.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:54, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, réu por abusar adolescentes e Igreja Batista Filadélfia, onde ele era líder de grupo de jovens.
Avanço

Justiça torna líder de grupo jovem réu por abusar oito adolescentes da Igreja Batista Filadélfia

Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

mais notícias

+

Newsletter