Papa Leão XIV. Foto: Divulgação/Vatican News
Neste domingo, 1º de julho, o Papa Leão XIV reuniu milhares de famílias na Praça de São Pedro, no Vaticano, para sua primeira grande celebração desde a eleição em 8 de maio (veja vídeo abaixo).
Em uma missa dedicada às famílias, crianças, avós e idosos, o pontífice reforçou o valor do matrimônio tradicional e criticou o uso distorcido da liberdade para justificar a morte. Leão XIV afirmou que o matrimônio é mais do que um ideal.
“Com o coração cheio de gratidão e esperança, digo a vocês, esposos: o matrimônio não é um ideal, mas o modelo do verdadeiro amor entre um homem e uma mulher: amor total, fiel e fecundo”, declarou o papa durante a homilia, citando a encíclica Humanae Vitae (1968).
O líder da Igreja Católica defendeu o que chamou de “matrimônios sagrados” como resposta às forças que fragilizam as relações humanas.
“Todos vivemos graças a uma relação, isto é, a um vínculo livre e libertador de humanidade e cuidado mútuo. (…) Irmãos, se nos amarmos assim, sobre o fundamento de Cristo (…), seremos um sinal de paz para todos, na sociedade e no mundo. Não devemos esquecer: do coração das famílias vem o futuro dos povos”.
Leão XIV criticou atitudes que colocam a vida em risco e desvalorizam a dignidade humana.
“É verdade que, às vezes, esta humanidade é traída. Por exemplo, quando é invocada a liberdade não para dar a vida, mas para tirá-la; não para proteger, mas para ferir. No entanto, mesmo diante do mal que divide e mata, Jesus continua rezando ao Pai por nós”, disse o pontífice.
Durante a cerimônia, o Santo Padre também homenageou casais beatificados pela Igreja. Citou os pais de Santa Teresa do Menino Jesus, Luis e Celia Martin, beatificados em 2008, e a família Ulma, assassinada por proteger judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
“Ao apresentar casais santos como testemunhas exemplares, a Igreja nos diz que o mundo de hoje precisa da aliança conjugal para conhecer e abraçar o amor de Deus e superar, com seu poder unificador e reconciliador, as forças que destroem relacionamentos e sociedades”.
O papa encerrou a celebração com a oração “Regina Caeli” e pediu à virgem Maria que interceda pelas famílias afetadas por guerras no Oriente Médio, na Ucrânia e em outras regiões.
3
13:13, 24 Jun
28
°c
Fonte: OpenWeather
O adolescente demonstra admiração pelo pastor do ministério Assembleia de Deus Vitória em Cristo.
Decisão reconhece abuso emocional e expõe fragilidade de fiéis em situação psicossocial vulnerável.
Evento cristão, sediado na igreja Verbo da Vida Rio Doce, reunirá grandes nomes da fé para intensificar a vida de oração e comunhão com Deus.
mais notícias
+