Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Papa Leão XIV critica aborto e defende casamento entre homem e mulher

Em uma missa dedicada às famílias, o pontífice reforçou o valor do matrimônio tradicional e criticou o uso distorcido da liberdade.

Eduarda Queiroz

02 de junho de 2025 às 14:38   - Atualizado às 14:57

Papa Leão XIV.

Papa Leão XIV. Foto: Divulgação/Vatican News

Neste domingo, 1º de julho, o Papa Leão XIV reuniu milhares de famílias na Praça de São Pedro, no Vaticano, para sua primeira grande celebração desde a eleição em 8 de maio (veja vídeo abaixo)

Em uma missa dedicada às famílias, crianças, avós e idosos, o pontífice reforçou o valor do matrimônio tradicional e criticou o uso distorcido da liberdade para justificar a morte. Leão XIV afirmou que o matrimônio é mais do que um ideal.

“Com o coração cheio de gratidão e esperança, digo a vocês, esposos: o matrimônio não é um ideal, mas o modelo do verdadeiro amor entre um homem e uma mulher: amor total, fiel e fecundo”, declarou o papa durante a homilia, citando a encíclica Humanae Vitae (1968).

O líder da Igreja Católica defendeu o que chamou de “matrimônios sagrados” como resposta às forças que fragilizam as relações humanas.

“Todos vivemos graças a uma relação, isto é, a um vínculo livre e libertador de humanidade e cuidado mútuo. (…) Irmãos, se nos amarmos assim, sobre o fundamento de Cristo (…), seremos um sinal de paz para todos, na sociedade e no mundo. Não devemos esquecer: do coração das famílias vem o futuro dos povos”.

Veja Também

Leão XIV criticou atitudes que colocam a vida em risco e desvalorizam a dignidade humana.

“É verdade que, às vezes, esta humanidade é traída. Por exemplo, quando é invocada a liberdade não para dar a vida, mas para tirá-la; não para proteger, mas para ferir. No entanto, mesmo diante do mal que divide e mata, Jesus continua rezando ao Pai por nós”, disse o pontífice.

Durante a cerimônia, o Santo Padre também homenageou casais beatificados pela Igreja. Citou os pais de Santa Teresa do Menino Jesus, Luis e Celia Martin, beatificados em 2008, e a família Ulma, assassinada por proteger judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

“Ao apresentar casais santos como testemunhas exemplares, a Igreja nos diz que o mundo de hoje precisa da aliança conjugal para conhecer e abraçar o amor de Deus e superar, com seu poder unificador e reconciliador, as forças que destroem relacionamentos e sociedades”.

O papa encerrou a celebração com a oração “Regina Caeli” e pediu à virgem Maria que interceda pelas famílias afetadas por guerras no Oriente Médio, na Ucrânia e em outras regiões.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:31, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
Religião

Lagoinha suspende cultos presenciais por tempo indeterminado em Los Angeles; saiba motivo

A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça
Religião

Igreja fundada por ex-jogador da seleção brasileira se torna alvo de busca e apreensão na Justiça

O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.

Pastor Silas Malafia no evento evangélico The Send Brasil 2026, na Arena Pernambuco.
Pernambuco

Sintepe denuncia pastor Silas Malafaia ao MPPE por ataque a professores em discurso no The Send

Durante o evento, o religioso afirmou que os estudantes estão sendo "enganados pelos professores", recorrendo à narrativa do "marxismo cultural".

mais notícias

+

Newsletter