Pernambuco, 21 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Número de católicos no mundo chega a 1,4 bilhão, aponta relatório do Vaticano

O aumento foi registrado em todos os continentes, com destaque para a África, que lidera o crescimento percentual.

Ricardo Lélis

24 de março de 2025 às 17:18   - Atualizado às 17:18

Bíblia

Bíblia Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM

O número de católicos no mundo segue em crescimento, atingindo 1,406 bilhão de fiéis, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Vaticano.

O aumento foi registrado em todos os continentes, com destaque para a África, que lidera o crescimento percentual. No entanto, Europa e América enfrentam dificuldades para reter fiéis e vocações sacerdotais.

Entre 2022 e 2023, a população católica na África cresceu 3,31%, alcançando 281 milhões de fiéis. O continente se consolida como um dos principais polos de expansão do catolicismo.

Já a América segue como a região com o maior número de católicos do mundo, reunindo quase metade dos fiéis globalmente. O Brasil continua sendo o país com a maior população católica, totalizando 182 milhões de seguidores da fé.

Por outro lado, a Europa registra um crescimento mais discreto, de apenas 0,2%, refletindo um cenário de estagnação religiosa.

Veja Também

A Oceania também apresenta aumento reduzido, enquanto a Ásia cresce 0,6%, com destaque para Filipinas e Índia, países com as maiores populações católicas do continente.

O número de sacerdotes acompanha a tendência regional. África e Ásia registraram crescimento no clero, enquanto Europa, América e Oceania enfrentaram quedas. Em 2023, o mundo contava com 406.996 padres, uma leve redução de 0,2% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o número de diáconos permanentes teve um avanço de 2,6%, chegando a 51.433.

Esse aumento foi impulsionado principalmente pela América e pela Oceania, onde essa função tem se tornado cada vez mais relevante dentro da estrutura pastoral.

Já o número de religiosos professos continua em declínio. O total de religiosas caiu para 589.423 em 2023, com as maiores perdas na Europa e na América do Norte.

Apenas a África e algumas partes da Ásia registraram um crescimento modesto no número de religiosos e religiosas.

Outro dado que preocupa a Igreja é a redução no número de seminaristas. Desde 2012, há uma queda contínua na entrada de novos candidatos ao sacerdócio. Entre 2022 e 2023, a diminuição foi de 1,8%, totalizando 106.495 seminaristas no mundo.

A África foi o único continente a contrariar essa tendência, apresentando um crescimento de 1,1% no número de novos seminaristas, o que reforça seu papel como um dos principais centros de renovação da Igreja Católica no século XXI.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:35, 21 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Padre Danilo César e Preta Gil.
Acordo

PB: Padre investigado por fala sobre Preta Gil deve pedir desculpas ou pagará multa de R$ 250 mil

Um acordo feito pelo religioso com a família Gil dá prazo de 30 dias para a retratação pública, além de outras medidas.

Idosa é agredida após cantar louvores em via pública; agressor já havia feito denúncia contra vítima
Intolerância

Idosa é agredida após cantar louvores em via pública; agressor já havia feito denúncia contra vítima

A aposentada Fátima Candeias, de 62 anos, foi atingida por um soco no rosto enquanto entoava louvores em via pública.

Caminhada de Ogum nos dias 23 e 26 de abril, em Paulista.
Matriz Africana

Caminhada de Ogum ocupa as ruas com fé, cultura e enfrentamento ao racismo religioso

É também um momento de conscientização, porque muita gente ainda não conhece, ainda tem preconceito.

mais notícias

+

Newsletter