O Censo apontou que, atualmente, 1% da população brasileira se declara seguidora dessas tradições religiosas, enquanto em 2010 esse percentual era de apenas 0,3%.
Marcha Para Exu reúne participantes na Avenida Paulista. Foto: Divulgação
A Avenida Paulista, em São Paulo, recebeu neste domingo, 17 de agosto, a terceira edição da Marcha Para Exu. O evento, que acontece anualmente desde 2023, reuniu praticantes, simpatizantes e apoiadores das religiões de matriz africana.
Este ano, a marcha trouxe como lema a frase “nunca foi sorte, sempre foi macumba!”, escolhida como forma de afirmar a identidade religiosa e combater preconceitos ainda presentes na sociedade.
Cada participante da Marcha Para Exu levou um quilo de alimento não perecível, que será doado a comunidades em situação de vulnerabilidade social em São Paulo e no Rio de Janeiro.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a presença das religiões afro-brasileiras na sociedade vem ganhando mais visibilidade nos últimos anos.
O Censo apontou que, atualmente, 1% da população brasileira se declara seguidora dessas tradições religiosas, enquanto em 2010 esse percentual era de apenas 0,3%.
A Marcha para Jesus Recife 2025, marcada para o dia 30 de agosto, promete ser uma das edições mais impactantes da história do evento. A organização prepara uma celebração vibrante, segura e acessível ao grande público, com expectativa de reunir milhares de pessoas em um grande momento de fé, música e comunhão cristã nas ruas da capital pernambucana.
Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Portal de Prefeitura, que também é parceiro oficial na divulgação do evento, a edição deste ano trará um lineup de peso com apresentações de artistas consagrados do cenário gospel, como Jottape, Renascer Praise, Midian, Gabriel Guedes e Victin.
Complementando a festa de fé, também estão confirmados artistas regionais e novos talentos do segmento cristão, como DJ Abençoadao, Thiago Cosmo, Gisela Santos, Nova Geração, Ministério Tangedor e o grupo Louvaderia Novo Ser. Essa composição musical fortalece o compromisso do evento com a diversidade e a qualidade artística, animando fiéis de todas as idades.
3
09:23, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A denominação, liderada pelo pastor André Valadão, possui mais de 700 filiais no Brasil e no exterior.
O Caso envolve os novos líderes da Manah Church, que têm ações judiciais em andamento por dívidas significativas.
Durante o evento, o religioso afirmou que os estudantes estão sendo "enganados pelos professores", recorrendo à narrativa do "marxismo cultural".
mais notícias
+