O homem foi acusado de "atividades de proselitismo" consideradas "desviantes" e contrárias à lei islâmica.
29 de junho de 2024 às 13:58 - Atualizado às 13:58
Foto Montagem/Portal de Prefeitura Foto Montagem/Portal de Prefeitura
O cristão armênio Hakop Gochumyan, de 35 anos, foi condenado a 10 anos de prisão durante uma viagem de férias ao Irã com sua esposa, Elisa Shahvardian, de ascendência iraniana-armênia, e seus dois filhos menores.
Segundo informações do Asia News, os juízes basearam sua decisão em uma disposição do Código Penal que pune a mera "suposição" de um crime, sem apresentar evidências concretas. Gochumyan foi acusado de "atividades de proselitismo" consideradas "desviantes" e contrárias à lei islâmica, devido ao seu papel em uma rede de cristianismo evangélico.
A prisão ocorreu durante uma refeição na casa de um amigo em Pardis, próximo a Teerã, onde agentes de inteligência invadiram o local e detiveram todos os adultos, confiscando literatura cristã, incluindo Novos Testamentos em farsi.
Após a prisão, os filhos do casal foram entregues à guarda da tia de Elisa Shahvardian, enquanto o casal enfrentava condições severas na Prisão de Evin, conhecida por seu tratamento adverso e tortura psicológica.
Shahvardian foi libertada sob fiança dois meses depois, em outubro de 2023, mas Gochumyan permaneceu sob custódia enfrentando acusações contínuas. Seu advogado argumentou a falta de provas durante o julgamento, que resultou na sentença de fevereiro de 2024, posteriormente confirmada após um recurso rejeitado em junho.
As minorias cristãs históricas no Irã têm permissão para praticar sua fé, mas o evangelismo é estritamente proibido, especialmente entre muçulmanos e falantes de farsi. Apesar das restrições e perseguições, a igreja clandestina no Irã continua a crescer, um fenômeno notado pela International Christian Concern (ICC).
A situação de Gochumyan reflete um padrão de repressão contra cristãos no Irã ao longo das décadas, incluindo a proibição de Bíblias em farsi e a prisão de líderes religiosos e convertidos.
Da redação do Portal com informações do site guiame
1
2
3
17:20, 25 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
O ato de criação da área episcopal foi assinado pelo pontífice no dia 1º de janeiro e nesta quarta-feira (25) ocorrem as celebrações de instalação.
O pastor ainda estimou que 99,99% das produções televisivas não possuem conteúdos capazes de edificar a vida dos fiéis.
O imóvel, localizado em um condomínio de alto padrão, chama atenção pelo tamanho, arquitetura moderna e áreas de lazer amplas.
mais notícias
+