Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em Pernambuco, intervalos bíblicos em escolas estaduais entram na mira do Ministério Público

Sindicato dos Professores recebeu reclamações sobre informações da prática de cultos religiosos sem a participação de outras crenças.

14 de outubro de 2024 às 00:51   - Atualizado às 01:06

Pernambuco: intervalos bíblicos  em escolas estaduais entram  na mira do Ministério Público

Pernambuco: intervalos bíblicos em escolas estaduais entram na mira do Ministério Público Imagem: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reuniu com representantes da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe) para colher informações sobre a prática de cultos religiosos em escolas da rede estadual no Recife.

No encontro, a presidenta do Sintepe, Ivete de Oliveira, apontou que o órgão tem recebido denúncias sobre a realização de cultos evangélicos nas dependências de escolas estaduais, em espaços públicos e sem a participação de outras crenças. Essa prática, inclusive, ocorre a partir da organização dos próprios alunos, sem a orientação ou supervisão de funcionários das escolas, o que demonstra não haver vínculo com a proposta pedagógica de um ensino religioso plural e baseado no respeito à liberdade de crenças.

>>>Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Segundo o gerente-geral de Anos Finais do Ensino Fundamental da SEE-PE, Eduardo Andrade, essa prática não tem qualquer tipo de anuência da Secretaria.

“Quando chegam tais informações, há uma conversa com o gestor da escola e o envio de um técnico para explicar que o espaço não pode ser usado com essa finalidade. Temos um caderno de orientação pedagógica e uma cartilha sobre o ensino de religiões para os estudantes do ensino fundamental”, destacou.

Diante das informações trazidas na reunião, o Promotor de Justiça Salomão Ismail Filho, da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação da Capital, solicitou à Secretaria de Educação apresentar os documentos mencionados. Já ao Sintepe, o MPPE requisitou a lista das escolas onde estariam ocorrendo os encontros religiosos.

O Promotor de Justiça destacou ainda que será agendada uma audiência pública para colher informações sobre a temática, com a participação dos gestores municipais e estaduais da Educação, no final de novembro.

A ata de reunião foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE de 30 de setembro.

Da redação do Portal com informações do Ministério Público de Pernambuco

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:06, 06 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Papa Leão XIV
Pedido

Papa Leão XIV faz apelo pela paz em mensagem sobre São Francisco de Assis no dia das eleições

Além de homenagear o religioso, Leão XIV aproveitou a ocasião para incentivar a construção da paz e a aproximação entre diferentes povos.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
Devoção

"Confiamos nossa Pátria à proteção de Nossa Senhora Aparecida", diz CNBB no primeiro turno das eleições 2026

Entidade publicou mensagem no X (antigo Twitter) neste domingo, 4 de setembro, em meio à polêmica envolvendo a santa e o candidato Flávio Bolsonaro.

Imagem de Santa Teresinha.
Devoção

Dia de Santa Teresinha reúne fiéis em cinco missas e procissão no Recife

Celebrações na capelania da PMPE homenagearam a religiosa francesa conhecida pela "pequena via" e pela promessa de uma "chuva de rosas".

mais notícias

+

Newsletter