Pernambuco, 04 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Arquidiocese de Olinda e Recife encerra Sínodo e lança prêmio em homenagem a dom Helder Câmara

Evento será realizado no próximo sábado (7), na Unicap, e apresentará documento com diretrizes para a renovação pastoral e missionária da Igreja.

Ricardo Lélis

04 de novembro de 2026 às 21:18   - Atualizado às 22:29

Dom Hélder Câmara.

Dom Hélder Câmara. Foto: Reprodução.

A Arquidiocese de Olinda e Recife realiza, no próximo sábado, 7 de novembro, a sessão final do Sínodo Arquidiocesano, encerrando um processo de dois anos de escuta, diálogo e discussões sobre os caminhos de renovação pastoral e missionária da Igreja.

A programação também será marcada pelo lançamento do prêmio “Dom Helder Vivo”, iniciativa que pretende reconhecer pessoas e organizações dedicadas à promoção da justiça social e da dignidade humana.

O encontro está previsto para começar às 9h, no Auditório do Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizado no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

A atividade contará com a participação do arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, responsável também pelo lançamento da nova premiação.

A sessão representa a conclusão de uma caminhada que envolveu diferentes setores da comunidade católica, com debates realizados em paróquias, vicariatos e comissões arquidiocesanas.

Veja Também

O objetivo foi avaliar a atuação da Igreja e identificar mudanças necessárias para fortalecer sua presença junto à sociedade.

Durante o evento, será apresentado o Documento Final do Sínodo, que reúne as orientações e deliberações construídas ao longo das sessões sinodais.

Documento reúne propostas para renovação pastoral e missionária

A Assembleia Sinodal da Arquidiocese de Olinda e Recife foi aberta solenemente em 26 de outubro de 2024. Desde então, o processo promoveu espaços de escuta e participação para discutir os desafios enfrentados pela Igreja e as possibilidades de renovação de suas atividades pastorais.

As discussões envolveram comunidades e diferentes instâncias da organização arquidiocesana, permitindo reunir contribuições sobre a realidade das paróquias e os caminhos para fortalecer a missão evangelizadora.

O resultado desse trabalho foi organizado no Documento Final, que será apresentado oficialmente neste sábado. O material reúne as orientações deliberadas durante o percurso sinodal e deverá servir como referência para os próximos passos da Arquidiocese.

A proposta está alinhada aos princípios da comunhão, participação e caridade, que orientaram as reflexões realizadas durante os dois anos de atividades.

A conclusão do Sínodo, portanto, marca não apenas o encerramento de uma etapa de debates, mas também a sistematização das diretrizes construídas coletivamente para orientar a caminhada pastoral e missionária da Igreja.

Prêmio Dom Helder Vivo reconhecerá iniciativas de justiça social

Outro destaque da programação será o lançamento do prêmio “Dom Helder Vivo”, idealizado pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.

A premiação pretende homenagear pessoas, coletivos e iniciativas que desenvolvem ações voltadas à promoção da dignidade humana, da justiça social, da cultura da paz, dos direitos humanos e da ecologia integral.

O reconhecimento é inspirado no legado de dom Helder Câmara, que foi o sexto arcebispo de Olinda e Recife e teve atuação destacada na defesa dos direitos humanos e da justiça social.

A escolha do nome busca manter viva a memória do religioso e valorizar iniciativas que dão continuidade, no presente, aos princípios que marcaram sua trajetória.

As duas atividades previstas para sábado dialogam com a proposta de uma Igreja mais próxima das comunidades e atenta às necessidades da sociedade.

A realização do Sínodo e o lançamento do prêmio representam, nesse sentido, diferentes formas de incentivar a participação, o compromisso social e a atuação pastoral.

A programação também está em sintonia com a exortação apostólica Evangelii Gaudium, do papa Francisco, que apresenta a perspectiva de uma Igreja em saída, aberta ao encontro com as pessoas e comprometida com a vivência do Evangelho de Cristo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:36, 04 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Dom Fernando Saburido
Missão

Dom Fernando Saburido é nomeado Prior Administrador Apostólico do Mosteiro de São Bento de Olinda

Decisão do Vaticano foi oficializada por decreto assinado em 30 de outubro e marca uma nova etapa na comunidade monástica beneditina de Pernambuco.

Papa Leão XIV
Comunicado

Papa Leão XIV divulga mensagem para a Jornada Mundial da Juventude 2027, em Seul

Com o tema "Tende coragem: eu venci o mundo!", Pontífice convida jovens a superar medos e dificuldades por meio da fé e do amor

A tradição reúne devotos que levam presentes como bonecas, bolos e doces. Os objetos são deixados como demonstrações de carinho, agradecimento e devoção.
Respeito

Dia de Finados: túmulo da Menina Sem Nome recebe devoção popular, no Recife

A tradição reúne devotos que levam presentes como bonecas, bolos e doces. Os objetos são deixados como demonstrações de carinho, agradecimento e devoção.

mais notícias

+

Newsletter