A Arquidiocese de Olinda e Recife teve o seu novo arcebispo definido no último dia 14 de junho, conforme decisão anunciada pelo Papa Francisco.

Dom Paulo Jackson assume o comando da igreja católica da Região Metropolitana do Recife ao substituir Dom Fernando Saburido. Inicialmente, a data da posse está marcada para o Dia dos Pais, 13 de agosto.

Na manhã desta segunda-feira, 19 de junho, Dom Paulo Jackson cumpriu agenda no Palácio da Alvorada, em visita ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no qual também participou o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, a partir desta semana, uma série de visitas institucionais.

Na agenda na residência oficial do presidente da República, os quatro membros da Presidência da CNBB e o núncio apostólico no Brasil foram recebidos pelo presidente Lula e pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Leia também:
>>>Papa Francisco nomeia Dom PAULO JACKSON para substituir DOM FERNANDO SABURIDO na ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ressaltou o caráter institucional da visita e que é uma praxe:

“Sempre quando temos a mudança da Presidência, a eleição da nova coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, afirmou.

Para ele, as instituições da República, assim como a Igreja, têm um interesse pela “promoção e o cuidado do bem comum”.

“Certamente, através do diálogo franco, transparente, que nós podemos construir pontes. E a construção de pontes permite o avanço”, disse.

Agenda institucional

A Presidência da CNBB deve visitar também os chefes do Legislativo e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em datas que ainda serão definidas.

A Presidência da CNBB

Compõem a Presidência da CNBB: o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, dom João Justino de Medeiros Silva; o arcebispo eleito de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers.

Conselho Permanente

Durante esta semana, os bispos da Presidência, os presidentes das Comissões Episcopais e os representantes dos Conselhos Episcopais Regionais participam da primeira reunião do Conselho Permanente da CNBB deste quadriênio, iniciado no último mês de abril e que segue até abril de 2027.

CNBB