Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereadora do PSOL Recife critica lei do RJ que obriga cartazes contra aborto legal em hospitais

A vereadora comentou sobre o assunto nas suas redes sociais, após o governador Eduardo Paes sancionar o PL.

Fernanda Diniz

17 de junho de 2025 às 14:19   - Atualizado às 14:36

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcante.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcante. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

No dia 12 de junho, o governador do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), sancionou uma lei que obriga hospitais a exibirem cartazes com mensagens contrárias ao aborto legal. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município.

A medida faz parte do Projeto de Lei nº 2486/2023, de autoria dos vereadores Rogério Amorim (PL), Rosa Fernandes (PSD) e Marcio Santos (PV). A nova legislação se aplica a hospitais, instituições de saúde, clínicas de planejamento familiar e demais estabelecimentos vinculados à rede municipal de saúde.

Na justificativa do projeto, os autores alegam preocupação com possíveis impactos físicos e mentais decorrentes do aborto.

A sanção da lei gerou repercussão entre movimentos em defesa da legalização do aborto e lideranças políticas.

A vereadora do Recife, Jô Cavalcante (PSOL), criticou a decisão por meio das redes sociais, afirmando que a presença desses cartazes nas unidades de saúde representa uma forma de “espalhar desinformação”.

Veja Também

"Não basta perseguir quem precisa de aborto legal. Agora querem espalhar desinformação, de forma oficial, sobre o que a lei já garante. É guerra contra a verdade, contra a saúde, contra as mulheres. Não aceitaremos retrocessos nem mentira disfarçada de política pública! Seguiremos firmes: pelo direito de decidir e viver!", escreveu a veredaora em seu perfil no X (antigo Twitter). 

Vereadora confirma pré-candidatura ao Senado 

O PSOL confirmou nesta quarta-feira, 4 de junho, que a vereadora do Recife, Jô Cavalcanti, irá disputar o Senado pelo partido nas eleições do próximo ano.

"De conhecimento público, a vereadora já estava sendo convidada por lideranças e dirigentes do PSOL para ser pré-candidata a senadora", publicou o partido em seu site oficial. 

O presidente estadual do PSOL, Samuel Herculano, destacou que o nome de Jô foi apresentado ao Diretório Estadual e contou com a concordância dos diversos setores do partido.

"Nossa vereadora do Recife teve seu nome ratificado por unanimidade. Não houve divergências sobre a indicação de Jô Cavalcanti para concorrer ao Senado. É uma liderança de luta, com longa trajetória nos movimentos sociais, na luta por moradia, trabalho digno, contra o racismo e o machismo", afirmou.

“É urgente que mulheres negras, periféricas e do campo progressista ocupem cadeiras no Congresso Nacional. A luta nos mostra que o povo tem que estar no centro do poder e, infelizmente, o Senado ainda é um espaço de maioria conservadora, com pouca representação de mulheres e de pessoas negras. Nós podemos mudar isso”, afirmou a pré-candidata Jô Cavalcanti.

Governo 

Na semana passada, a legenda também confirmou o nome de Ivan Moraes Filho para disputar o Governo de Pernambuco. A definição aconteceu após a reunião do Diretório Estadual do PSOL, que definiu pontos importantes do partido para as eleições de 2026.

“É meu aniversário e o PSOL acaba de me indicar como pré-candidato ao Governo de Pernambuco. Mas não, não é um presente. Trata-se de uma conquista que não é só minha, mas de muita gente que — comigo — tem fé na possibilidade de transformar a política. A palavra “fé” não é em vão”, escreveu o ex-vereador ao anunciar a sua pré-candidatura.

“Colocar-se na disputa institucional hoje em dia significa exatamente isso. Crer, acreditar, entender que dá, sim, pra fazer diferente. Arregaçar as mangas e botar a mão na massa é preciso, mesmo diante de tantas adversidades, com tantas violências acontecendo ao mesmo tempo e, muitas vezes, nos paralisando. O lema, portanto, é movimento”, pontuou.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:24, 05 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vereadores de oposição do Recife.
Reação

Oposição de João Campos manifesta "profunda indignação" por arquivamento da CPI do Fura-Fila

No documento, o bloco afirmou que já ingressou com um Mandato de Segurança na Justiça para assegurar o direito de instaurar a comissão.

Pessoas em elevador que despencou de nove andares no Recife.
Susto

No Recife, elevador de prédio comercial despenca nove andares; grávida e idosa ficam feridas

Segundo relatos das vítimas, o problema teve início quando o elevador parou no 9º andar. Ao tentar subir para o 11º, o equipamento teria perdido força.

Vereadores do Recife.
Barrado

Câmara do Recife mantém arquivamento da CPI do Fura-Fila; oposição aciona Justiça

Maioria dos vereadores rejeitaram recursos de Paulo Muniz (PL) e Thiago Medina (PL), para investigar o prefeito João Campos (PSB).

mais notícias

+

Newsletter