Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereadora do PT do Recife: 'terra de Paulo Freire tem o pior salário de professores em linha reta'

A petista pontuou que a educação é "o grande motor de desenvolvimento" da sociedade, e que a valorização se faz importante pelo fato de eles serem os responsáveis pela formação da população. 

Ricardo Lélis

09 de abril de 2025 às 18:20   - Atualizado às 18:22

Prefeito João Campos e vereadora Kari Santos.

Prefeito João Campos e vereadora Kari Santos. Foto: Portal de Prefeitura e Divulgação/ Câmara do Recife

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife na terça-feira, 8 de abril, a vereadora Kari Santos (PT) criticou a proposta da gestão do prefeito João Campos para a valorização dos professores do município (assista o vídeo abaixo).

Com as galerias do plenário lotadas de professores da rede pública municipal, a petista repercutiu a proposta de reajuste da Prefeitura do Recife para a classe de 1% e aumento de R$ 1 no vale-alimentação. 

A vereadora pontuou que a educação é “o grande motor de desenvolvimento” da sociedade, e que a valorização dos professores se faz importante pelo fato de eles serem os responsáveis pela formação da população. 

“Eu subo nesta tribuna para cobrar da Prefeitura do Recife o reajuste de 6,27% do salário, que eu acredito que cabe no orçamento. É inadmissível que na terra de Paulo Freire não se pague o piso na carreira, é inadmissível que na terra de Paulo Freire, tenha o pior salário em linha reta", afirmou.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cobrança de vereadora

A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) usou a tribuna da Câmara do Recife, na última segunda-feira (7), para cobrar que a Prefeitura do Recife cumpra a legislação que garante o piso salarial dos professores da rede municipal de ensino.

Veja Também

Segundo a parlamentar, a proposta apresentada pela administração municipal, de um reajuste salarial de apenas 1% e um aumento de R$ 1 no vale-alimentação, está aquém das expectativas e dos direitos da categoria.

A proposta da Prefeitura para 2025, de acordo com Jô Cavalcanti, foi recebida com indignação pelos profissionais de ensino.

Ela destaca que o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) tem se mobilizado para garantir que o reajuste salarial respeite o índice de 6,27% estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), que é utilizado para calcular o piso salarial dos professores.

Esse índice de 6,27% foi determinado em uma portaria publicada pelo MEC e reflete o valor que deve ser aplicado anualmente para garantir que os profissionais da educação tenham uma remuneração justa, de acordo com as necessidades econômicas e a valorização da categoria.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:54, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Carnaval Recife e Olinda.
Preparo

Como aproveitar o sábado de Carnaval em Recife e Olinda: guia de dicas para foliões

Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.

mais notícias

+

Newsletter