Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Técnicos de Enfermagem da HAPVIDA fazem PROTESTO na Av. Agamenon Magalhães

Os manifestantes reivindicam melhores condições de trabalho, segurança e valorização profissional.

Everthon Santos

11 de novembro de 2024 às 12:21   - Atualizado às 12:21

Greve dos técnicos de enfermagem.

Greve dos técnicos de enfermagem. Foto: Divulgação/Satenpe

Na manhã desta segunda-feira, 11 de novembro, cerca de 50 técnicos de enfermagem da rede Hapvida tomaram a Avenida Agamenon Magalhães, no centro do Recife, para realizar um protesto.

Reivindicando melhores condições de trabalho e maior respeito ao exercício profissional, os manifestantes denunciaram precariedades como a falta de materiais e infraestrutura inadequada, além de salários que consideram desproporcionais à responsabilidade da função e à carga de trabalho.

O protesto foi acompanhado de perto por lideranças sindicais, como o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, que destacou que a mobilização também busca garantir o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e o pagamento do piso salarial da categoria.

“Continuamos em greve para que a Hapvida respeite os técnicos de enfermagem”, afirmou Herbert, relembrando que, desde quarta-feira (6), os trabalhadores já estavam mobilizados e insatisfeitos com as respostas da empresa. Segundo ele, tentativas de diálogo e soluções pacíficas foram buscadas anteriormente, mas sem resultados efetivos. Esse cenário levou a categoria a tomar medidas mais incisivas para dar visibilidade às demandas e, assim, exercer pressão.

Diante do protesto e do bloqueio parcial da avenida, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) rapidamente direcionou equipes para o local, com o objetivo de organizar o fluxo de veículos, tentando minimizar os impactos para os motoristas e passageiros que precisavam passar pela área central da cidade. Com a presença de agentes, algumas vias foram parcialmente liberadas para reduzir os atrasos e possibilitar a passagem de ambulâncias e veículos de emergência.

Veja Também

Greve

Os Técnicos de Enfermagem da Hapvida realizaram mais um dia de greve, na quarta-feira, 6 de novembro. Com um caixão, os trabalhadores "sepultaram" a má administração da empresa e estão em luto para que cumpra com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e com o pagamento do piso.

O movimento continuou na quinta (7) e na sexta (8), em frente ao Hospital Ilha do Leite, no Recife, a partir das 7h. A greve foi declarada não abusiva após sessão extraordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, solicitada pela Hapvida.

A relatora do processo, desembargadora Ana Cláudia Petruccelli, julgou improcedente o pedido e declarou a não abusividade da greve promovida pelos profissionais e o cumprimento da CCT.

Além disso, também determinou que não haverá corte de salários, "considerando antisindical qualquer conduta que configure represália ao movimento grevista".

O presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, denunciou a continuidade da Hapvida em contratar profissionais por meio de empresas terceirizadas, precarizando os vínculos trabalhistas e o repasse dos valores aos funcionários abaixo do salário mínimo.

"No próprio TRT da 6ª  Região, houve mediação sobre a Convenção Coletiva de Trabalho e, agora, a legalidade da greve. Mesmo assim, a empresa ainda não informou um prazo para resolver essas reivindicações. É dessa forma que a Hapvida mostra para toda a sociedade o verdadeiro tratamento com os Técnicos de Enfermagem. Essa luta, que cresce a cada dia, não vai parar. Continuamos firmes para cobrar mais respeito e reconhecimento", afirmou.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:35, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter