Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TCE-PE mantém concurso da Prefeitura do Recife com COTAS para MULHERES cisgêneras ou transgêneras

O edital do certame foi publicado em julho de 2024 e oferece 40 vagas para cargos efetivos.

Fernanda Diniz

14 de setembro de 2024 às 16:18   - Atualizado às 16:51

Concurso público da prefeitura do Recife.

Concurso público da prefeitura do Recife. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) decidiu, por unanimidade, rejeitar o pedido de medida cautelar sobre o edital do concurso público da Prefeitura do Recife, que foi publicado em julho de 2024 e oferece 40 vagas para cargos efetivos. Esse pedido havia sido feito por Maykom Willames Barros de Carvalho, junto com Felipe Martins Matos e Glauce Margarida da Hora Medeiros.

O Conselheiro Substituto Adriano Cisneiros, que foi o relator do caso, explicou que as vagas reservadas exclusivamente para mulheres, de acordo com a Lei nº 19.064/2023, têm o objetivo de garantir que esses cargos sejam ocupados por mulheres cisgêneras ou transgêneras, especialmente em áreas que atendem mulheres vítimas de violência. Ele ressaltou que essa medida está alinhada com o que o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça entendem, permitindo a preferência por sexo em situações especiais, como aquelas que exigem uma sensibilidade naior no atendimento a mulheres em situação de violência.

Entre no nosso canal de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular


Durante a sessão, o Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior enfatizou a importância das políticas afirmativas, destacando que é crucial ter mulheres profissionais para lidar de forma adequada com as mulheres vítimas de violência. A Procuradora do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, elogiou a decisão do Tribunal, ressaltando que é um avanço importante para a igualdade de gênero.

A Segunda Câmara do TCE-PE decidiu, por unanimidade, manter a política pública da Prefeitura do Recife e rejeitou o pedido de liminar que tentava mudar as regras do concurso. A ata da sessão apontou que a decisão do relator foi confirmada, já que não havia requisitos suficientes para conceder a medida cautelar, conforme as normas estabelecidas na Resolução T.C. nº 155/2021 e na Lei Estadual nº 12.600/2004.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Jaulas Cursos.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:45, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter