Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SIMPERE faz assembleia na prefeitura por reajuste salarial, nesta quinta (10), com risco de greve

Professores da Rede Municipal de Ensino cobram que o prefeito João Campos aplique 6,27% nos vencimentos e cumpra o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério.

10 de abril de 2025 às 11:29   - Atualizado às 12:19

SIMPERE faz assembleia na prefeitura por reajuste salarial, nesta quinta (10), com risco de greve

SIMPERE faz assembleia na prefeitura por reajuste salarial, nesta quinta (10), com risco de greve Imagem: Arte/Portal de Prefeitura

O Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (SIMPERE) realiza uma nova Assembleia Geral no Pátio da Prefeitura, nesta quinta-feira, 10 de abril, às 14h, no mesmo horário em que acontece a mesa de negociação com a gestão municipal.

A categoria pode decretar estado de greve caso a Prefeitura não apresente uma proposta de reajuste à altura do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério.

O SIMPERE cobra o cumprimento da Lei Federal nº 11.738/2008, que determina que os vencimentos dos profissionais da educação básica sejam atualizados anualmente. Para 2025, o reajuste fixado pelo Governo Federal é de 6,27%, e a categoria exige que esse percentual seja aplicado com repercussão em toda a carreira e pagamento retroativo a janeiro.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Até o momento, no entanto, a Prefeitura do Recife não apresentou nenhuma proposta de reajuste salarial aos professores. A única medida anunciada foi um acréscimo de R$ 1,00 no tíquete-alimentação para todos os servidores municipais, a partir de abril — valor considerado irrisório, especialmente diante do custo médio de uma refeição na Região Metropolitana do Recife.

“O que a gestão tem feito é um desrespeito com toda a categoria. Não oferecer nenhuma proposta de reajuste, enquanto esperamos o cumprimento de uma lei federal, é tratar com desprezo a educação pública do Recife”, afirma Jaqueline Dornelas, da coordenação geral do SIMPERE.

Desde dezembro do ano passado, o sindicato vem conduzindo a campanha salarial 2025 com o mote “Pelo Piso e pela Carreira”, realizando atos públicos, visitas às escolas e escuta ativa da categoria. Além da valorização salarial, a mobilização também inclui a cobrança por melhores condições de trabalho, como a presença de auxiliares em sala para estudantes atípicos, uma demanda construída em conjunto com mães e familiares dessas crianças.

Veja Também

“Se a Prefeitura continuar ignorando as nossas pautas, o estado de greve será o caminho legítimo da categoria. Estamos preparados para seguir lutando até que nossos direitos sejam respeitados”, reforça Anna Davi, também da coordenação do SIMPERE.

O SIMPERE convoca todos os profissionais da educação da rede municipal do Recife a comparecerem à assembleia, reforçando a mobilização em defesa da valorização profissional, do piso e da carreira.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:31, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter