Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Reforma administrativa de João Campos para acomodar aliados é aprovada na Câmara de Vereadores

Proposto pela Comissão Executiva da Câmara Municipal, o PLO 218 recebeu 25 votos favoráveis e três contrários.

Fernanda Diniz

26 de dezembro de 2024 às 14:21   - Atualizado às 14:45

Reforma administrativa de João Campos é aprovada na Câmara.

Reforma administrativa de João Campos é aprovada na Câmara. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta quinta-feira (26), em primeira votação, dois projetos de lei que promovem mudanças na organização e na remuneração do secretariado da Prefeitura, além de outras alterações na estrutura da administração municipal.

Na reunião extraordinária, os parlamentares se posicionaram a favor do projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 218/2024, que reajusta o subsídio das secretárias e secretários da Prefeitura, e o projeto de Lei do Executivo (PLE) nº 33/2024, que dispõe sobre a estrutura e funcionamento da Administração Direta e Indireta da capital.

Proposto pela Comissão Executiva da Câmara Municipal, o PLO 218 recebeu 25 votos favoráveis e três contrários, superando o quórum de maioria absoluta exigido para sua aprovação. Com o aumento, os subsídios das secretárias e secretários passam a ser de R$ 24 mil. O último reajuste de vencimentos no primeiro escalão do município havia sido feito em 2019.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), o reajuste acontece para que o cargo permaneça atrativo para profissionais competentes.

“A gente, no serviço público, tem um salário que, se não for atrativo, não consegue trazer pessoas com capacidade de execução. A iniciativa privada está aí e a gente faz uma correção do índice da inflação nos salários dos secretários”.

Veja Também

Já o PLE nº 33/2024 foi aprovado com 27 votos favoráveis e cinco contrários, resultado que atinge o quórum mínimo de três quintos exigido para esse tipo de proposição. Dentre as principais alterações na estrutura do secretariado, está a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança. A nova pasta vai coordenar órgãos como o Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP), a Guarda Municipal do Recife (GMR), a Secretaria Executiva de Controle Urbano e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

“A gente, aqui, aprovou em primeira discussão a reforma do secretariado, dando ênfase a algumas secretarias, juntando outras, dividindo outras. A gente está estruturando a base do Poder Executivo para que possa realizar o seu trabalho e chegar na ponta do cidadão do Recife”, explicou Romerinho Jatobá.

Para serem aprovados em definitivo, os dois projetos passarão por um segundo turno de votação na manhã desta sexta-feira (27). Caso o resultado positivo se repita, as matérias seguem, então, para a sanção do prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:41, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Carnaval Recife e Olinda.
Preparo

Como aproveitar o sábado de Carnaval em Recife e Olinda: guia de dicas para foliões

Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.

mais notícias

+

Newsletter