Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Recife tem mais quatro novos casos suspeitos de intoxicação por metanol; Olinda registra mais um

A SES-PE informou que segue acompanhando todos os pacientes e investigando a origem das bebidas consumidas antes do aparecimento dos sintomas.

Redação

05 de outubro de 2025 às 13:33   - Atualizado às 13:36

Recife tem mais quatro novos casos por suspeita de intoxicação por metanol

Recife tem mais quatro novos casos por suspeita de intoxicação por metanol Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, neste domingo, 5 de agosto, que está investigando quatro novos casos suspeitos de intoxicação por metanol no Recife e mais um em Olinda. Com isso, o estado registra agora 10 novos casos em investigação, distribuídos entre seis municípios.

Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE), o Recife soma cinco casos suspeitos e Olinda contabiliza dois. As outras novas ocorrências estão em Paudalho, João Alfredo, Mirandiba e Jupi, com um caso em cada cidade. As vítimas têm idades entre 25 e 77 anos, sendo três mulheres e sete homens.

Os novos registros reforçam a preocupação das autoridades com a circulação de bebidas adulteradas no estado. A SES-PE informou que segue acompanhando todos os pacientes e investigando a origem das bebidas consumidas antes do aparecimento dos sintomas.

A intoxicação por metanol pode ocorrer quando bebidas alcoólicas são produzidas de forma irregular e contêm essa substância tóxica, usada principalmente como solvente industrial. Mesmo em pequenas quantidades, o metanol pode causar dor de cabeça intensa, visão turva, náuseas, dificuldade para respirar e, em casos graves, cegueira ou morte.

De acordo com a secretaria, a equipe do Cievs tem trabalhado em conjunto com os municípios e os hospitais para identificar o tipo de bebida ingerida pelos pacientes e monitorar possíveis novos casos. As amostras coletadas estão sendo enviadas para análise laboratorial, e o governo estadual alerta que a confirmação da presença de metanol só é possível após esses exames.

Veja Também

A SES-PE também informou que um dos casos investigados anteriormente, de um morador de Carpina, foi descartado após exames laboratoriais. Com essa atualização, Pernambuco contabiliza dois casos descartados de suspeita de intoxicação. Ainda assim, 22 ocorrências seguem sob investigação, envolvendo pacientes internados e outros que receberam alta médica.

Em nota, a Secretaria de Saúde reforçou o alerta para que a população evite consumir bebidas de procedência duvidosa, sem rótulo, sem lacre original ou vendidas a preços muito abaixo do valor de mercado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:52, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Projeto para implantação de uma praça e área de lazer no bairro de Afogados, no Recife.
Entrega

No Recife, Governo Raquel Lyra atende demanda histórica com construção de nova praça em Afogados

O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Rei e Rainha do Carnaval 2026 Igarassu.
Celebração

Prefeitura de Igarassu realiza cerimônia festiva para eleger Rei e Rainha do Carnaval 2026

O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.

mais notícias

+

Newsletter