O cortejo vai reunir agremiações tradicionais, reafirmando a força e a beleza do Frevo de Bloco, marcado pelos corais femininos e pela orquestra de pau e corda com seus instrumentos.
09 de novembro de 2025 às 07:00 - Atualizado às 08:40
Blocos Líricos do Recife Foto: Hugo Muniz/PCR
Os mais líricos acordes embalarão a programação cultural recifense dos próximos dias. Para celebrar o Dia Municipal do Frevo de Bloco, a Escola de Frevo e o Paço do Frevo irão encher de festa o Pátio de São Pedro e o Bairro do Recife Antigo. As comemorações tiveram início no sábado (8) com a quarta edição do evento Deixa o Frevo Rolar, a partir das 16h, no pátio histórico e cultural, localizado no Bairro de São José.
Neste domingo (9), acontece o Arrastão do Frevo de Blocos Líricos, a partir das 15h30, pelos arredores do Paço. As duas programações são gratuitas. E imperdíveis. No domingo, a programação não vai convidar o Recife a celebrar. Vai arrastar! O lirismo e a poesia dos carnavais de outrora vão tomar conta das ruas do Bairro do Recife Antigo neste domingo (9).
A partir das 15h30, o Paço promove o Arrastão do Frevo de Blocos Líricos, com a participação de mais de 25 blocos líricos, que terá concentração no Marco Zero e seguirá em cortejo até o Paço do Frevo, acompanhada pelo Coral Edgard Moraes, sob regência do maestro Marco Cézar, e pela Orquestra Evocações, comandada pelo maestro Barbosa.
O cortejo reúne nomes tradicionais e contemporâneos da folia, reafirmando a força e a beleza do Frevo de Bloco, marcado pelos corais femininos e pela orquestra de pau e corda com seus violões, cavaquinhos, bandolins, violinos, flautas, clarinetes e percussão. Entre os participantes, estão agremiações como Bloco das Flores, Bloco da Saudade, Boêmios da Boa Vista, Batutas de São José, Compositores e Foliões, Flor da Lira do Recife, Cordas e Retalhos, Eu Quero Mais, Canta Olinda, Flor da Lira de Olinda, Seresteiros de Salgadinho.
Criado em 2004, o Dia do Frevo de Bloco, celebrado em 1º de novembro, foi instituído por lei municipal e homenageia o centenário de nascimento do compositor e maestro Edgard Moraes (1904–1974), referência e guardião dessa vertente lírica do ritmo declarado patrimônio cultural imaterial da humanidade e do Brasil.
3
06:57, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+