Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura do Recife cancela licitação de equipamentos de parque após empresa de SP vencer disputa

As obras do local tiveram início em setembro de 2023 e tinham prazo de um ano, mas foram adiadas o último prazo era de execução registra como termo final o dia 16 de março passado.

Ricardo Lélis

02 de abril de 2025 às 21:21   - Atualizado às 21:22

Prefeito do Recife João Campos.

Prefeito do Recife João Campos. Foto: Divulgação

A Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura do Recife revogou, na última quinta-feira, 27 de março, licitação iniciada em janeiro deste ano com objetivo de contratar empresa especializada na “fabricação, entrega e instalação” de equipamentos compostos de “madeira laminada, telhas termoacústicas e estrutura metálica” que seriam instalados no Parque Eduardo Campos, em construção na Zona Sul da cidade desde 2023.

A decisão da revogação ocorreu após o término da disputa entre as empresas que participaram do certame, tendo sido habilitada a empresa Crosslam (CG Sistemas Construtivos Ltda.), com sede em Suzano, interior de São Paulo. 

A licitação em questão objetivava instalar no Parque estruturas como quatro pórticos de acesso, cobertas do Espaço Memória, do setor administrativo, dos quiosques, do banheiros e a hélice central, que segundo o termo de referência, tem “caráter monumental e fortemente simbólico”. 

Além da Crosslam, que ofereceu o melhor lance (R$ 7,99 milhões), apenas mais uma empresa participou da licitação, a Construtora FJ Ltda., do Recife, responsável pela obra do novo Parque Jardins do Poço, inaugurado pela gestão João Campos em 2024.

O mesmo grupo empresarial também atuou na construção da 1ª etapa do Parque da Tamarineira através da Construtora Mardifi.

Veja Também

De acordo com a decisão da chefe de gabinete da Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura, Gabriela Buarque Assunção Carvalho, a revogação se deu após “esta Chefe de Gabinete tomar conhecimento dos termos do Pregão em destaque”, tendo procedido “análise minuciosa do projeto que deu origem ao orçamento e às especificações técnicas encaminhadas para o referido certame sendo constadas inconsistências técnicas significativas, compreendendo a ausência de elementos essenciais para a instalação do objeto”.

A servidora utilizou o Art. 71 da nova lei de licitações (Lei Federal nº 14.133/2021) para embasar sua decisão, conforme registra o seu Inciso II: “Encerradas as fases de julgamento e habilitação, e exauridos os recursos administrativos, o processo licitatório será encaminhado à autoridade superior, que poderá revogar a licitação por motivo de conveniência e oportunidade.

As obras civis do Parque Eduardo Campos tiveram início em setembro de 2023 e tinham prazo de um ano, mas foram adiadas – o último prazo era de execução registra como termo final o dia 16 de março passado.

Após aditivos, o valor final do contrato principal da obra – que não inclui os equipamentos de madeira, o paisagismo e os brinquedos – chega a R$ 80 milhões.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:02, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter