Pernambuco, 20 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PL de Alcides Cardoso garante atendimento prioritário para pessoas com câncer no Recife

"O projeto tem objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para quem sofre com essa doença", disse o vereador.

16 de setembro de 2024 às 12:14   - Atualizado às 12:33

Alcides Cardoso.

Alcides Cardoso. Foto: Phillipe Jonathan/Divulgação

O líder da oposição na Câmara do Recife, vereador Alcides Cardoso (PL), apresentou um projeto de lei para garantir atendimento prioritário a pessoas com câncer na rede pública e privada de saúde no município. Chamada de “Programa Fila Zero”, a proposta do parlamentar é bem abrangente porque não apenas contempla a realização de exames para esclarecer o diagnóstico no prazo máximo de 30 dias nos casos em que a principal hipótese seja de tumor maligno, como também a prioridade no agendamento de consultas e exames.

O projeto pede também que logo após o encaminhamento médico e a realização do primeiro tratamento no prazo de até 60 dias contados a partir da data em que for firmado o diagnóstico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica. 

O projeto de lei de Alcides Cardoso, que teve parecer favorável da Comissão de Saúde, vai além e trata também de atendimento prioritário em órgãos públicos municipais, agências bancárias, estabelecimentos comerciais, a exemplo de supermercados, e de prestação de serviço de qualquer natureza.

“O nosso projeto de lei tem o objetivo de dar mais qualidade de vida aos recifenses que tanto sofrem com essa doença. Sabemos bem como a radioterapia, a quimioterapia debilitam muito os pacientes com câncer, causando intenso cansaço e fadiga, além de diminuir a imunidade. Portanto, quanto menos tempo esperam por qualquer atendimento é melhor para a sua saúde. A inclusão dele entre os que já são beneficiados com atendimento preferencial, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência, entre outros grupos, é uma questão humanitária”, disse Alcides Cardoso.

Segundo o texto da proposta do vereador do PL, os estabelecimentos que operam por meio de sistema de filas e caixas poderão disponibilizar caixas ou guichês prioritários, entre os já existentes, para garantir essa prioridade aos pacientes com câncer. Para receber o atendimento prioritário, o paciente deverá estar munido de declaração médica que ateste a sua condição.

“Tarefas simples, como comparecer a um órgão público ou a um banco, podem se transformar em compromissos difíceis de serem realizados. Então, é preciso reduzir a carga na vida dessas pessoas e é essa uma pauta que abraçamos e vamos seguir lutando para que esse nosso projeto de lei seja aprovado e o Programa Fila Zero beneficie os recifenses com câncer”, finalizou o líder da oposição à gestão do prefeito João Campos (PSB).

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:09, 20 Mar

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Pitbulls atacam irmãos de 2 e 18 anos no Recife.
Situação

Pitbulls atacam irmãos de 2 e 18 anos no Recife; tutor foi preso e liberado após depoimento

A criança precisou passar por cirurgia e está internado no Hospital da Restauração.

Renato Xavier Thiebaut
Rejeitado

Justiça nega pedidos de ex-secretário do Recife para se desvincular da campanha de João Campos

Denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) aponta Renato Thiebaut como tesoureiro do então candidato em 2020, que foi eleito para o primeiro mandato na época.

Vereadores Alef Collins e Cidra Pedrosa.
Posição

Alef Collins critica voto de aplauso de vereadora do PCdoB para associação laica: 'contra cristãos'

O vereador do Recife lembrou que o movimento se posicionou contra os intervalos bíblicos nas escolas.

mais notícias

+

Newsletter