Pernambuco, 08 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Alcides Cardoso: 'O povo tem que saber onde está sendo usado o dinheiro das multas de trânsito'

O líder da oposição mencionou um projeto de lei que está em tramitação e que visa justamente regulamentar essa questão

Everthon Santos

12 de setembro de 2024 às 15:50   - Atualizado às 16:23

Alcides Cardoso fala sobre multas de trânsito.

Alcides Cardoso fala sobre multas de trânsito. Foto: Divulgação

O vereador Alcides Cardoso (PL), durante uma entrevista ao Portal de Prefeitura na quarta-feira, 11 de setembro, fez duras críticas à falta de transparência da Prefeitura do Recife em relação ao uso dos recursos arrecadados com multas de trânsito.

O é líder da oposição destacou a necessidade de maior clareza sobre o destino do dinheiro recebido por infrações. De acordo com o parlamentar, somente no ano passado, a Prefeitura do Recife arrecadou quase R$ 100 milhões com multas de trânsito.

Alcides Cardoso também mencionou um projeto de lei que está em tramitação e que visa justamente regulamentar essa questão, obrigando o Executivo municipal a informar de maneira mais clara e objetiva a destinação dos recursos arrecadados por multas de trânsito.

"Ano passado, se não me engano, foram quase R$ 100 milhões arrecadados de multa. [A prefeitura] tem que dizer para onde o dinheiro está sendo destinado. Os dados têm que está lá no Portal da Transparência. A lei que está tramitando é sobre isso. O povo tem que saber como o dinheiro está sendo gasto", declarou.

Armamento da Guarda Municipal

O vereador Alcides Cardoso falou sobre o armamento da Guarda Municipal. O parlamentar, que é autor do projeto de lei que visa armar a Guarda, destacou que as armas destinadas aos guardas municipais já foram adquiridas, mas que o processo de treinamento e armamento dos agentes ainda não começou.

"São 1.800 homens a mais que podem estar armados na cidade para defender a gente. A Prefeitura [do Recife] tem essa parcela de responsabilidade e ela não está cumprindo. Inclusive, só fez diminuir o efetivo da Guarda Municipal. As armas já estão compradas. Só falta treinar e armar, pois não adianta armar de todo jeito", declarou o vereador.

Veja Também

O vereador também criticou o uso de armas de choque, como o taser, que atualmente são utilizadas por alguns agentes da Guarda Municipal. O parlamentar questionou a eficácia desses equipamentos em confrontos com criminosos armados, argumentando que, em situações de risco extremo, o uso do taser pode não ser suficiente para garantir a segurança dos guardas e da população.

"Hoje, alguns guardas estão andando com taser. Se chegar alguma pessoa com uma arma, o guarda vai usar o taser? A vida dele não é de vídeo game. Ele não vai arriscar morrer. Ele vai ficar quieto e chamar a Polícia. Uma Guarda treinada e armada, ela vai agir em defesa do cidadão recifense", concluiu.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:05, 08 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alcides Cardoso
Retorno

Alcides Cardoso volta à Câmara do Recife após eleição de vereadores do PL para deputados

Ex-líder da oposição reassume mandato em 2027 após ficar na suplência nas eleições municipais de 2024.

Câmara Municipal do Recife
Bastidores

Eleições 2026: cinco vereadores do Recife deixarão Câmara Municipal após serem eleitos deputados; veja quem assume

Com a saída dos parlamentares para assumir os novos cargos, suplentes que ficaram nas primeiras posições das respectivas chapas devem passar a ocupar as vagas de forma definitiva.

Hospital da Restauração está com estoque crítico em dois tipos sanguíneos.
Solidariedade

Hospital da Restauração pede doações de sangue após redução dos estoques no Recife

Unidade recebe voluntários todos os dias, com atendimento espontâneo ou agendado; dois tipos sanguíneos precisam de reforço.

mais notícias

+

Newsletter