Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação apreende mais de 14 toneladas de queijos clandestinos no Recife e no Agreste

Na capital pernambucana, a ação encontrou os produtos em 11 estabelecimentos localizados no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE).

Ricardo Lélis

08 de maio de 2025 às 20:51   - Atualizado às 20:51

Queijo apreendido em Pernambuco

Queijo apreendido em Pernambuco Fotos: Sefaz/ Divulgação

Uma operação coordenada pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz) apreendeu, na última terça-feira, 6 de maio, e na quarta-feira (7), mais de 14 toneladas de queijos produzidos de forma clandestina, além de cinco toneladas de rótulos irregulares, no Recife e em São Bento do Una, no Agreste do estado.

A ação foi motivada por uma denúncia recebida pelo órgão de fiscalização.

A força-tarefa contou com a participação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar.

No Recife, cerca de 11 toneladas de queijo foram encontradas em 11 estabelecimentos localizados no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE).

Em São Bento do Una, a fiscalização resultou na apreensão de outras três toneladas do produto. De acordo com o diretor de operações estratégicas da Sefaz, Antônio Emery, os queijos estavam armazenados de forma irregular em dois locais: uma revendedora de veículos e uma fábrica sem licença de funcionamento.

Veja Também

“Em São Bento do Una um dos alvos era uma concessionária. Os queijos estavam sendo embalados no chão, sem nenhuma refrigeração. Esse queijo, tanto da concessionária, como o da indústria - que não tinha licença para funcionamento nem da [Secretaria da] Fazenda, nem da Adagro - somou, em São Bento do Una, 3 toneladas”, afirmou Emery.

Durante a operação, foram constatadas diversas irregularidades, como:

  • Comercialização de produtos sem autorização dos órgãos competentes;
  • Uso de embalagens com selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) falsificado;
  • Ausência de documentação de origem;
  • Armazenamento sem refrigeração adequada.

O gerente de inspeção da Adagro, Flávio Silva, explicou que os cinco mil quilos de rótulos apreendidos apresentavam adulterações nos selos de inspeção ou sequer possuíam registro nos órgãos competentes.

“Todos os rótulos de produtos que foram apreendidos estavam com embalagens falsificadas, ou embalagens que não tinham registro no nosso serviço de inspeção estadual, o que confere um risco à saúde pública, pela falta de controle com que esses produtos foram elaborados naquele local”, disse Silva.

Por se tratar de alimentos impróprios para consumo, a Vigilância Sanitária recolheu os queijos para descarte em aterro sanitário, e os estabelecimentos não foram cobrados pelos tributos dos produtos, informou a Sefaz.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:13, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter