Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

''Não queria fazer aquilo'', diz acusado de assassinar carioca na praia de Boa Viagem

O laudo que foi encaminhado para análise judicial foi obtido com exclusividade pela coluna Segurança.

01 de fevereiro de 2025 às 17:11   - Atualizado às 17:14

Turista morto em boa viagem

Turista morto em boa viagem Foto: Redes sociais/Reprodução

A poucos dias de completar um ano da morte do turista carioca Talles de Couto Lemgruber Kropf, de 35 anos, durante um assalto em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a Justiça está prestes a dar um desfecho ao processo. O réu, Edva Alexandre da Silva, foi considerado imputável após exame de sanidade mental, o que significa que ele compreendia o crime que cometeu no dia 14 de fevereiro de 2024.

O laudo, que foi encaminhado para análise judicial, foi obtido com exclusividade pela coluna Segurança. A solicitação do exame partiu da Defensoria Pública Estadual, durante audiência de instrução e julgamento em junho do ano passado.

O motivo foi o histórico de uso de drogas do acusado, o que, em princípio, poderia justificar sua possível inimputabilidade.

De acordo com o documento, assinado por um médico do Núcleo de Psiquiatria Forense da Secretaria de Defesa Social (SDS), Edva relatou em seu depoimento que não teve intenção de matar o turista, que estava em Recife para curtir o Carnaval com amigos.

"Não queria fazer aquilo, aquela tamanha barbaridade", disse o réu. Ele explicou que, durante o assalto, tentou intimidar Talles com uma faca, mas não pretendia causar sua morte.

Veja Também

"Eu queria subtrair o bem para pagar uma dívida que eu estava, e acabei causando essa perda para a família dele, para minha também. Sei que nada justifica o que fiz, o uso de droga. Mas eu não tive a intenção de tirar a vida daquele jovem", completou o acusado.

O crime ocorreu após Talles deixar a festa Carvalheira na Ladeira, em Olinda, e seguir para Boa Viagem, onde estava hospedado. Ele caminhava pela Avenida Domingos Ferreira, próximo a um bar, quando foi abordado por Edva. A vítima foi atingida com uma facada no tórax, sendo socorrida e levada à Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira, zona sul  do Recife, mas não resistiu aos ferimentos.

Edva foi preso dias após o crime, após imagens de câmeras de segurança ajudarem na sua identificação. Ele admitiu à polícia que vendeu o celular de Talles por R$ 200.

Em seu exame de sanidade mental, Edva revelou que teve uma infância marcada por violência, com o padrasto batendo nele e na mãe. Começou a se envolver com drogas aos 12 anos e chegou a ser internado quatro vezes, sem conseguir se desvincular do vício. Ele afirmou que não faz uso de medicamentos atualmente.

Conclusões do Laudo Final

O psiquiatra responsável pelo laudo destacou que Edva estava consciente e orientado durante a avaliação. Segundo o documento, "o comportamento foi colaborativo e apropriado ao contexto, sem sinais de agitação ou inibição", e "não foram detectadas alterações no curso do pensamento, sendo este lógico e organizado". Não houve evidências de delírios ou alucinações, e a capacidade de discernir o certo do errado do réu estava intacta.

O laudo também apontou que Edva sofre de "síndrome de dependência de múltiplas drogas", mas ressaltou que isso não justifica o ato criminoso. O psiquiatra concluiu que ele apresenta "elevada periculosidade e inclinação para a prática contumaz de crimes".

Próximos Passos

Com o resultado do exame, o Ministério Público de Pernambuco, que já havia solicitado a condenação de Edva, e a defesa do réu devem apresentar as alegações finais no processo. Em seguida, o juiz da 13ª Vara Criminal da Capital proferirá a sentença. Como se trata de um crime de latrocínio, não haverá júri popular.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:25, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter