11 de janeiro de 2025 às 16:00 - Atualizado às 16:37
Mulher infectada com raiva humana morre. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
A mulher de 56 anos, que estava internada após ser diagnosticada com raiva humana, faleceu na manhã deste sábado, 11 de janeiro, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife. A confirmação da morte foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
A paciente foi internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz no dia 31 de dezembro, apresentando sintomas iniciais como dormência que se espalhou para o tórax, dores e fraqueza muscular. Em 2 de janeiro, o quadro clínico piorou significativamente, evoluindo para uma condição neurológica grave, com agitação severa e insuficiência respiratória, o que exigiu o uso de ventilação mecânica.
Durante o tratamento, a equipe médica seguiu o protocolo adotado em 2008 no caso de Marciano Menezes da Silva, único sobrevivente de raiva humana registrado no Brasil. Apesar dos esforços, o óbito foi confirmado neste sábado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A raiva é uma doença viral grave, transmitida principalmente por mordidas ou arranhões de animais infectados. A SES reforça a importância da vacinação antirrábica e da busca imediata por atendimento médico em casos de contato com animais suspeitos.
2
3
08:29, 26 Jan
27
°c
Fonte: OpenWeather
O contrato é de 35 anos e contará com um investimento de R$ 19 milhões ainda no primeiro semestre do ano.
O vereador defendeu o direito dos vereadores, inclusive os novatos, de fiscalizar o trabalho da gestão municipal.
A companhia alegou, em nota à imprensa, uma série de fatores, "que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação a alta do dólar.
mais notícias
+