Pernambuco, 18 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vírus semelhante a COVID-19 se espalha pela CHINA; crianças são as mais afetadas

Órgãos de saúde começaram a adotar medidas de emergência para conter o avanço da doença.

Everthon Santos

05 de janeiro de 2025 às 14:08   - Atualizado às 14:08

Imagem ilustrativa do metapneumovírus humano (HMPV).

Imagem ilustrativa do metapneumovírus humano (HMPV). Foto: Reprodução/Internet

Um surto de metapneumovírus humano (HMPV) tem causado apreensão na China, com hospitais lotados e casos se espalhando rapidamente, especialmente entre crianças.

Vídeos mostrando unidades médicas superlotadas e pacientes com sintomas respiratórios semelhantes aos da Covid-19 viralizaram nas redes sociais, aumentando a preocupação entre a população e as autoridades.

Desde dezembro, o HMPV tem sido monitorado pelas autoridades chinesas, embora a origem exata do vírus ainda seja desconhecida. A infecção, que apresenta sintomas como tosse, febre, dor de garganta e falta de ar, afeta principalmente o sistema respiratório, podendo levar a quadros mais graves como pneumonia e bronquite.

Embora o metapneumovírus tenha sido identificado pela primeira vez em 2001, a escala atual do surto chama atenção, especialmente devido à alta transmissibilidade e ao impacto no norte do país.

Órgãos de saúde na China começaram a adotar medidas de emergência para conter o avanço do vírus, que se concentra nas regiões mais frias, coincidindo com a chegada do inverno.

Veja Também

Apesar das ações, o governo da capital Pequim classificou o momento como uma ocorrência sazonal típica desta época do ano.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, 3 de janeiro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, destacou que infecções respiratórias tendem a atingir seu pico no inverno, minimizando a gravidade da situação.

O HMPV é especialmente perigoso para grupos vulneráveis, como crianças pequenas e idosos. Os especialistas ressaltam a semelhança com a gripe, mas alertam que, sem cuidados adequados, o vírus pode sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde. A situação segue sendo monitorada.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:53, 18 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Brasileiro que se alistou no Exército ucraniano para lutar contra a Rússia está desaparecido
Paradeiro

Estudante da USP que se alistou no Exército ucraniano para lutar contra a Rússia está desaparecido

Igor de Aguiar recebeu o status de "desaparecido em combate" pelas autoridades ucranianas.

Papa Leão XIV e John Prevost
Tensão

Casa do irmão do papa Leão XIV é alvo de ameaça de bomba nos Estados Unidos

A polícia recebeu a denúncia na noite de quarta(15) e esvaziou casas próximas enquanto equipes faziam buscas na área.

Não há informações oficiais sobre o número total de passageiros que estavam no veículo no momento da ocorrência.
Acidente

Vídeo: ônibus despenca em abismo no sul do Equador e deixa ao menos 14 mortos e 29 feridos

As informações foram divulgadas pelo Serviço Integrado de Segurança ECU911, responsável pelo atendimento a ocorrências no país. De acordo com o órgão, o acidente aconteceu no setor de Molleturo.

mais notícias

+

Newsletter