05 de janeiro de 2025 às 14:08 - Atualizado às 14:08
Imagem ilustrativa do metapneumovírus humano (HMPV). Foto: Reprodução/Internet
Um surto de metapneumovírus humano (HMPV) tem causado apreensão na China, com hospitais lotados e casos se espalhando rapidamente, especialmente entre crianças.
Vídeos mostrando unidades médicas superlotadas e pacientes com sintomas respiratórios semelhantes aos da Covid-19 viralizaram nas redes sociais, aumentando a preocupação entre a população e as autoridades.
Desde dezembro, o HMPV tem sido monitorado pelas autoridades chinesas, embora a origem exata do vírus ainda seja desconhecida. A infecção, que apresenta sintomas como tosse, febre, dor de garganta e falta de ar, afeta principalmente o sistema respiratório, podendo levar a quadros mais graves como pneumonia e bronquite.
Embora o metapneumovírus tenha sido identificado pela primeira vez em 2001, a escala atual do surto chama atenção, especialmente devido à alta transmissibilidade e ao impacto no norte do país.
Órgãos de saúde na China começaram a adotar medidas de emergência para conter o avanço do vírus, que se concentra nas regiões mais frias, coincidindo com a chegada do inverno.
Apesar das ações, o governo da capital Pequim classificou o momento como uma ocorrência sazonal típica desta época do ano.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira, 3 de janeiro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, destacou que infecções respiratórias tendem a atingir seu pico no inverno, minimizando a gravidade da situação.
O HMPV é especialmente perigoso para grupos vulneráveis, como crianças pequenas e idosos. Os especialistas ressaltam a semelhança com a gripe, mas alertam que, sem cuidados adequados, o vírus pode sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde. A situação segue sendo monitorada.
1
2
4
17:29, 13 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
Nos últimos anos, diversas empresas suspenderam a participação em pesquisas da Campanha dos Direitos Humanos que avaliam a inclusão de funcionários LGBTQ+ no ambiente de trabalho.
A fala foi proferida durante o encerramento do Festival Mundial da Internacional Antifascista, evento de viés esquerdista realizado em Caracas.
A mudança tem como objetivo incentivar os pais a treinarem as crianças para usar o banheiro antes de ingressar no ambiente escolar.
mais notícias
+