A campanha teve como foco o elevado número de crianças e adolescentes envolvidos nas piores formas do trabalho infantil, totalizando 756 mil em 2022, segundo dados do IBGE.
10 de outubro de 2024 às 11:37 - Atualizado às 15:47
Marcha contra trabalho infantil acontece nesta tarde de quinta (10), no Recife; confira o trajeto Imagem: Divulgação
O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco – FEPETIPE, realiza a sua Marcha contra o trabalho infantil no centro do Recife. No presente ano, o Fórum promove a sua XI Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil em Pernambuco. A mobilização será realizada nesta quinta-feira, 10 de outubro de 2024, das 13h30 às 17h.
A concentração será no Parque 13 de Maio e o percurso será pela Rua Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Av. Rio Branco e Finaliza no Marco Zero com uma grande roda de ciranda. A expectativa é reunir o maior número possível de pessoas a fim de chamar a atenção da cidade e de toda a sociedade em geral para essa grave violação de direitos contra crianças e adolescentes, que é a exploração do trabalho infantil.
A campanha teve como foco o elevado número de crianças e adolescentes envolvidos nas piores formas do trabalho infantil, totalizando 756 mil em 2022, conforme dados recentes divulgados pelo IBGE.
Esta ação tem como objetivo Mobilizar a sociedade pernambucana para a prevenção e o enfrentamento ao trabalho infantil. Além disso, se pretende: 1- dar visibilidade à problemática, propiciando um debate coletivo sobre as consequências do trabalho infantil para a vida das crianças e adolescentes, sobretudo para as pobres, negras e periféricas; 2 – agregar os diversos atores sociais do Sistema de Garantia de Direitos na luta contra o trabalho infantil a fim de fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento; 3 - sensibilizar a sociedade para a compreensão do trabalho infantil enquanto violação de direitos e para a sua desnaturalização; 4 - incidir de forma organizada e coletiva para a elaboração e efetivação do Plano Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Pernambuco; 5 - contribuir para que crianças e adolescentes, junto às organizações que pautam o trabalho infantil, possam se expressar na busca da garantia de direitos, fortalecendo, dessa forma, o entendimento de si enquanto sujeitos de direitos.
A caminhada, trará a público a pauta do seminário deste ano, cujo tema foi: “O Trabalho Infantil só cresce e o Plano Estadual contra o Trabalho Infantil, nada! OU seja, traz uma preocupação com o aumento do trabalho infantil e a ausência do Plano Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e de Proteção ao Adolescente Trabalhador. Ainda contará com a divulgação do mote da campanha nacional encabeçada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Pernambuco – FNPETI, Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho cujo mote é: "O trabalho infantil que ninguém vê. Transformar nossos compromissos em ação: vamos acabar com o trabalho infantil" – A campanha teve como foco o elevado número de crianças e adolescentes envolvidos nas piores formas do trabalho infantil, totalizando 756 mil em 2022, conforme dados recentes divulgados pelo IBGE.
Atualmente, conforme o dados do IBGE (2022), o único dado atualizado do qual Pernambuco dispõe é o número absoluto de 68.349 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, em situação de trabalho infantil. Os demais dados continuam desatualizados. Portanto, os dados, a seguir, sobre o perfil desse público se referem a 2019.
Neste ano de referência, em Pernambuco havia 64.980 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil. As crianças e adolescentes trabalhadoras em Pernambuco dedicaram 16,9 horas de seu tempo em atividades laborais em 2019. 47,0% das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos exerciam alguma das piores formas de trabalho infantil nos termos da lista TIP, percentual equivalente a 30.521 crianças e adolescentes. Por sua vez, do total de adolescentes de 14 a 17 anos ocupados, 95,6% (ou 49.469) eram informais.
3
4
21:55, 14 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Com o grupo, foram encontrados uma pistola 9 mm, 19 munições do mesmo calibre, dois carregadores e uma faca de serra.
Para que os novos valores sejam aplicados, os taxistas deverão realizar a atualização dos taxímetros junto ao Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/PE) ou oficinas credenciadas.
Programação começa às 16h com desfile de agremiações e segue com shows de artistas locais e nacionais até a madrugada.
mais notícias
+