Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Gilson Filho cobra reforço da Guarda Municipal do Recife após violência entre torcedores

O vereador destacou que o futebol não deve ser palco de atos criminosos que marcaram o clássico entre Santa Cruz e Sport.

Ricardo Lélis

01 de fevereiro de 2025 às 21:32   - Atualizado às 21:32

Guarda Municipal do Recife e Gilson Filho

Guarda Municipal do Recife e Gilson Filho Fotos: Divulgação

O vereador do Recife Gilson Filho (PL) usou suas redes sociais neste sábado, 1° de fevereiro, para manifestar indignação e tristeza diante do ocorrido, destacando que o futebol não deve ser palco de atos criminosos que marcaram o clássico entre Santa Cruz e Sport.

Torcedores dos dois times se enfrentaram de forma brutal, resultando em agressões físicas e um clima de terror nas arquibancadas.

Isso não é futebol, isso é crime. São criminosos que se escondem atrás do futebol", disse o parlamentar.

Gilson Filho lembrou que o ordenamento jurídico brasileiro prevê penas severas para crimes cometidos em situações como essa.

Para homicídios, a pena pode variar de 6 a 20 anos de prisão; já a lesão corporal pode resultar em até 8 anos de pena, dependendo da gravidade da agressão.

O vereador também destacou que, em casos de associação criminosa e incitação à violência, as punições são rigorosas, com penas de até 3 anos para os envolvidos.

Ele reforçou que, além da punição criminal, a Lei Geral do Esporte estabelece medidas específicas para torcedores e torcidas organizadas que incitam ou participam de atos violentos, como o banimento dos estádios.

Como representante da população recifense, Gilson Filho se comprometeu a cobrar ações rápidas das autoridades de segurança pública do estado de Pernambuco.

O parlamentar solicitou um reforço na presença da guarda municipal em pontos estratégicos, como os arredores dos estádios e os bens públicos, especialmente em dias de jogos. Segundo ele, a segurança dos recifenses e a prevenção de novos incidentes violentos são prioridades.

Além disso, Gilson Filho anunciou que irá monitorar as investigações do caso, exigindo transparência e eficácia nas apurações, para que os responsáveis pela violência sejam identificados e punidos de forma rigorosa. "O torcedor de verdade quer paz. A segurança da população é nossa prioridade", afirmou o vereador.

Gilson Filho concluiu dizendo que, como vereador, continuará trabalhando para que os estádios do Recife sejam ambientes de lazer, confraternização e esporte, não de violência.

"Vamos garantir que a lei seja cumprida e que a violência não tenha mais espaço no nosso futebol", finalizou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:01, 15 Abr

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Vereador do Recife Felipe Alecrim.
Vídeo

Felipe Alecrim denuncia que mais de 15 mil estão sem BPC no Recife por negligência da prefeitura

O vereador lembrou que o Governo Federal exige que as gestões municipais realizem visitas para que o benefício seja renovado.

Pabllo Vittar se aresenta no campus da UFPE, no Recife.
Pop

Recife recebe Pabllo Vittar com show non-stop no campus da UFPE

Apresentação integra turnê de 10 anos da artista e aposta em formato contínuo inspirado em sets de DJs

Operação da PF apreende perfumes importados no aeroporto do Recife
Operação

Polícia Federal apreende perfumes importados no Aeroporto dos Guararapes; equivalentes a R$ 75 mil

A apreensão ocorreu durante fiscalização de rotina, quando foi identificada uma grande quantidade de produtos sendo transportados por um passageiro

mais notícias

+

Newsletter