Pernambuco, 06 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Federação União Progressista oficializa pré-candidatura de Ronaldo Lopes a deputado estadual

Liderança da Zona Norte do Recife, é fundador do Instituto Semear, que há 17 anos desenvolve iniciativas de inclusão social, com serviços na área de saúde e projetos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

13 de março de 2026 às 11:03   - Atualizado às 14:33

Federação União Progressista oficializa pré-candidatura de Ronaldo Lopes a deputado estadual

Federação União Progressista oficializa pré-candidatura de Ronaldo Lopes a deputado estadual Foto: Pedro Henrique

A Federação União Progressista oficializou, na quinta-feira, 12 de março, na sede do partido, a pré-candidatura de Ronaldo Lopes (PP/UP) a deputado estadual. A oficialização contou com o presidente da sigla em Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP), e com o deputado federal Lula da Fonte (PP/UP).

Liderança da Zona Norte do Recife, Ronaldo Lopes é fundador do Instituto Semear, que há 17 anos desenvolve iniciativas de inclusão social, com serviços na área de saúde e projetos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade. No instituto, também funciona a Casa Azul, que oferece atendimento e acolhimento para pessoas com autismo e suas famílias.

Nas últimas eleições municipais, Ronaldo Lopes recebeu mais de 7 mil votos para vereador do Recife, quase o dobro da votação obtida no pleito anterior. Atualmente, é o primeiro suplente do PP, com possibilidade de ser convocado para assumir o mandato.

Para Eduardo da Fonte, a pré-candidatura fortalece a luta por mais inclusão em Pernambuco.

“Ronaldo tem uma história de dedicação às famílias e às pessoas com autismo. É uma liderança que conhece de perto as necessidades da população e que chega para fortalecer ainda mais essa causa na Assembleia Legislativa”, afirmou.

Veja Também

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Chegada

Também na quinta-feira (12/03), a deputada estadual Gleide Ângelo se filiou à Federação União Progressista. A ficha de filiação foi assinada pelo presidente da federação em Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP), e pelo deputado federal e segundo secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP/UP).

Um dos desafios colocados para a deputada pelo União Progressista é a construção de um plano de governo, a partir do Conselho em Defesa das Mulheres, com propostas para enfrentar os altos índices de violência contra as mulheres em Pernambuco. 

Em 2025, o estado registrou o maior número de mortes decorrentes de violência contra a mulher entre os nove estados analisados pela Rede de Observatórios da Segurança. Gleide Ângelo terá autonomia para definir os pontos prioritários do trabalho e apresentar medidas que contribuam para retirar Pernambuco dessa posição. 

A deputada tem longa trajetória na defesa das mulheres. É delegada da Polícia Civil de Pernambuco e, em 2018, se tornou a deputada estadual mais votada da história. Desde então, mantém um mandato voltado à segurança pública e à proteção das mulheres.

De acordo com Eduardo da Fonte, a parlamentar também terá autonomia para definir seus posicionamentos políticos e apoiar o presidente e o(a) governador(a) que considerar mais adequados para Pernambuco e para o fortalecimento das suas pautas prioritárias.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:07, 06 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

João Campos e Raquel Lyra
Pesquisa

Governo Raquel Lyra tem 61,3% de aprovação e João Campos lidera rejeição em Pernambuco

Nova pesquisa revela que 6 em cada 10 pernambucanos aprovam a gestão estadual; nos votos válidos, rejeição ao ex-prefeito do Recife chega a 30,1%.

Raquel e Joao Campos
Levantamento

Pernambuco 2026: Raquel Lyra e João Campos aparecem empatados em nova pesquisa Veritá

A governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) aparecem em um empate numérico absoluto, ambos com 35,4%.

Protestos de Comunidades Carentes do Recife
Prioridades

"O Recife prefere comprar briga com a favela do que com o mercado imobiliário", diz urbanista

Em entrevista ao Marco Zero Conteúdo, especialista critica a política urbana da gestão e o avanço da gentrificação na capital.

mais notícias

+

Newsletter