Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ex-vereadora do Recife é alvo de operação da Polícia Civil por suspeita de "rachadinha"

A ação, denominada "together", que se iniciou em outubro de 2023, tem o objetivo de combater uma organização criminosa por peculato.

Gabriel Alves

25 de fevereiro de 2025 às 09:04   - Atualizado às 09:22

Sede do Dracco, da Polícia Civil de Pernambuco.

Sede do Dracco, da Polícia Civil de Pernambuco. Foto: PCPE/Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro. Segundo informações da TV Guararapes, a ação visa combater um esquema de "rachadinha", que teria sido cometido por uma ex-vereadora do Recife.

Sem revelar o nome até então, 17 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos na capital pernambucana, em Paulista e um deles, na residência da ex-parlamentar. Materiais foram levados.

Ainda de acordo com a emissora, a ex-vereadora foi intimidada e afirmou que iria comparecer ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Dracco) com o advogado. No entanto, o delegado responsável pelo caso, disse que não saberia se ela realmente vai ou não.

Veja Também

Operação

A operação da polícia, denominada "together", que se iniciou em outubro de 2023, tem o objetivo de combater uma organização criminosa por peculato.

Rachadinha

O esquema de rachadinha é uma prática ilegal em que servidores comissionados ou funcionários fantasmas de gabinetes parlamentares, são obrigados a devolver parte ou a totalidade de seus salários ao político que os nomeou. Essa prática configura desvio de dinheiro público e pode ser enquadrada como peculato, crime previsto no Código Penal Brasileiro.

Como ocorre

O esquema geralmente segue um padrão:

  • O parlamentar ou assessor responsável pelas nomeações escolhe pessoas de confiança para cargos comissionados.
  • Esses funcionários são orientados a devolver parte ou a totalidade do salário recebido.
  • O dinheiro desviado pode ser usado para enriquecimento pessoal, financiamento de campanhas políticas ou outras atividades ilícitas.

Em alguns casos, os envolvidos nem sequer exercem suas funções, sendo chamados de funcionários fantasmas, ou seja, pessoas que recebem sem trabalhar.

Crime

A prática pode ser enquadrada como peculato, crime que ocorre quando um agente público se apropria de recursos sob sua administração.

Além disso, a rachadinha pode envolver lavagem de dinheiro e associação criminosa, dependendo da forma como os valores são movimentados e do envolvimento de terceiros.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:43, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Chuva no Recife.
Aviso

Cidade do Recife entra em estágio de atenção após chuvas das últimas horas

Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

mais notícias

+

Newsletter