Simpere cobra prefeito João Campos. (Foto: Portal de Prefeitura e Divulgação/ Simpere
O Sindicato Municipal Dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) denuncia o descumprimento do acordo firmado na campanha salarial de 2025 e a omissão da Prefeitura do Recife no pagamento do abono complementar ao Piso Salarial, que deveria ter sido repassado nesta data.
Segundo representantes da categoria, professoras e professores amanheceram sem qualquer comunicado oficial, sem calendário de pagamento e diante de mais um episódio de desrespeito à categoria.
Diante da situação, a diretoria do SIMPERE esteve logo na sede da Prefeitura, exigindo uma resposta da gestão de João Campos (PSB).
Mesmo após meses de mobilização da categoria e após o governo insistir na criação de um abono - medida considerada juridicamente questionável e politicamente injusta -, o prefeito João Campos agora nega o básico: cumprir o acordo que ele próprio assinou.
“É inaceitável que, depois de tudo que enfrentamos este ano, a Prefeitura simplesmente silencie e deixe milhares de profissionais sem previsão de pagamento. Não existe valorização sem respeito e hoje o que assistimos é mais uma tentativa de calote aos professores do Recife.”, disse Jaqueline Dornelas, coordenadora do SIMPERE.
Também foi anunciado nas redes sociais que haverá uma assembleia com ato público nesta sexta-feira, 12 de dezembro, em defesa da valorização profissional, a partir das 8h.
O sindicato lembra que o abono foi criado pelo governo como alternativa ao reajuste integral na carreira. No entanto, além de impor um mecanismo que fragiliza a política salarial do magistério, a categoria diz que Prefeitura não cumpre nem o que ela própria propôs.
Enquanto isso, recursos da educação seguem sendo esvaziados, como no caso dos precatórios do FUNDEF, cujos juros foram entregues ao sistema financeiro em vez de fortalecer as escolas e garantir valorização profissional.
“A prefeitura não pode retirar nossos direitos, desmontar políticas de carreira e agora sequer pagar o que nos deve. Em plena véspera de Natal, precisamos passar por este tipo de injustiça. Nós não aceitaremos”, complementa Anna Davi, também diretora do SIMPERE.
O sindicato reforça que segue mobilizado, dentro e fora da Prefeitura, para garantir que cada professora e cada professor receba o que é devido. Calote não é opção. A educação do Recife exige respeito.
3
07:36, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+