O vereador elogiou a secretária Cacau de Paula pela gestão à frente da Secretaria, com foco na descentralização de recursos e ampliação de oportunidades culturais.
Davi Muniz destaca atuação da Seculte elogia Governo de Pernambuco. Foto: Reprodução
O vereador do Recife Davi Muniz (PSD) destacou, nesta quarta-feira, 12 de novembro, o compromisso da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) com a democratização do acesso à cultura em suas mais diversas expressões.
O parlamentar ressaltou que o espetáculo francês À Mon Seul Désir, realizado em outubro no Teatro Luiz Mendonça, integrou o calendário oficial da Temporada França-Brasil 2025 — iniciativa que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países e contempla uma série de ações culturais e científicas conjuntas.
Davi esclareceu que o grupo teatral francês não foi contratado pelo Governo de Pernambuco, como havia sido mencionado em plenário pelo vereador Alef Colins (PP), mas sim pelo Festival de Teatro do Agreste (Feteag), evento privado que teve seu projeto aprovado pelo Funcultura, um dos mais antigos e respeitados fundos de fomento cultural do país.
“O Funcultura é uma referência nacional e tem permitido que diversos projetos fortaleçam a produção artística do Estado. É injusto tentar descredibilizar um trabalho tão sério do Governo. A gestão tem uma política cultural sólida, baseada em transparência e respeito aos fazedores de cultura. Não podemos confundir um festival privado com uma ação direta do Estado”, afirmou o vereador.
O parlamentar também destacou a participação da Secretaria de Cultura de Pernambuco nas ações da Temporada França-Brasil, reforçando o papel do Estado no fomento e valorização da cultura.
Em Pernambuco, a programação incluiu atividades de intercâmbio cultural e científico, além de eventos contemplados por editais do Funcultura, como o mais recente, lançado no último mês.
Davi ainda fez questão de enaltecer o trabalho da secretária Cacau de Paula, que, segundo ele, vem conduzindo a pasta com sensibilidade e competência, descentralizando recursos e ampliando oportunidades.
“A secretária Cacau de Paula tem feito um trabalho exemplar à frente da Secult-PE, fortalecendo os fazedores de cultura e garantindo que o acesso à arte chegue a todas as regiões do Estado. Seguiremos defendendo uma política cultural séria, democrática e transparente, que leve oportunidades, arte e cidadania a todos os pernambucanos”, concluiu.
3
09:26, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+