Chuvas no Recife. Foto: Reprodução/Redes Sociais
No bairro do Ibura de Baixo, na Zona Sul do Recife, as fortes chuvas causaram transtornos e agravaram um problema recorrente na Avenida Dois Rios, em frente ao Sesi Ibura, onde o alagamento praticamente inviabiliza a passagem de veículos e pedestres (assista vídeo abaixo).
O local, já conhecido como um ponto de alagamento, apresenta problemas mesmo em dias de chuva moderada. Com os 79,8 mm de chuva acumulados nas últimas 24 horas no Recife, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), o cenário se tornou ainda pior.
Motoristas que tentaram passar pela via enfrentaram dificuldades, e muitos moradores da área ficaram ilhados.
A Apac explica que as chuvas intensas são provocadas por um distúrbio ondulatório de leste, um fenômeno meteorológico que se forma no oceano e atinge os estados de Pernambuco e Paraíba com pancadas de chuva frequentes e, por vezes, trovoadas.
A previsão é de que o padrão chuvoso continue nos próximos dias, mantendo o estado em atenção, especialmente nas áreas mais vulneráveis a deslizamentos de barreiras e alagamentos.
Com as chuvas persistentes, a Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e reforça o pedido para que a população fique atenta a sinais de perigo, como rachaduras em terrenos e aumento do nível de água em ruas e rios. Em caso de emergência, o órgão pode ser acionado pelo número 199.
Com o acumulado de chuvas, o Recife enfrenta diversos pontos de alagamento que afetam a mobilidade urbana.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que o tráfego está comprometido em áreas críticas como a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, onde há alagamentos em diferentes trechos, incluindo nas proximidades da Universo e do Tambaí Veículos.
Situações semelhantes também ocorrem na Avenida Abdias de Carvalho, na altura da Chesf, e na entrada do bairro do Ibura, pela Avenida Recife. Motoristas estão sendo orientados a buscar rotas alternativas para evitar maiores transtornos e riscos.
2
23:58, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+