Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra celebra chegada da água do Rio São Francisco a Riacho das Almas: 'dia histórico'

'Um dos compromissos do nosso governo é trabalhar com responsabilidade e sensibilidade para assegurar água na torneira das pessoas', afirmou a governadora.

Ricardo Lélis

13 de dezembro de 2025 às 18:53   - Atualizado às 18:53

Governadora Raquel Lyra no município de Riacho das Almas.

Governadora Raquel Lyra no município de Riacho das Almas. (Foto: Miva Filho/Secom)

A governadora Raquel Lyra esteve, neste sábado, 13 de dezembro, no município de Riacho das Almas, no Agreste pernambucano, para celebrar a chegada, pela primeira vez, da água do Rio São Francisco à cidade.

A água começou a chegar na madrugada da sexta (12), fruto da fase de testes da obra de inversão da Adutora de Jucazinho, uma intervenção emergencial autorizada pelo Governo de Pernambuco para enfrentar a situação crítica da barragem de Jucazinho, que atualmente opera com apenas 0,99% da sua capacidade total.

Neste primeiro momento, a vazão inicial de 10 litros por segundo começou a chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Riacho das Almas, indicando que os testes do sistema estão surtindo o efeito esperado.

Essa fase será ampliada gradativamente nos próximos dias até atingir 45 litros por segundo, volume necessário para atender à demanda da cidade.

“Hoje é um dia histórico para Riacho das Almas e para todo o Agreste. Ver a água do São Francisco chegando aqui, pela primeira vez, é garantir dignidade, saúde e mais qualidade de vida para quem, por muito tempo, conviveu com a escassez. Um dos compromissos do nosso governo é trabalhar com responsabilidade e sensibilidade para assegurar água na torneira das pessoas”, afirmou a governadora.

Veja Também

Com a regularização do sistema, a cidade passará a receber água diariamente. Já a zona rural contará com um calendário de abastecimento de 10 dias com água e 20 dias sem.

Além da sede do município, a água do Velho Chico também atenderá os distritos de Vitorino, Atalaia, Cajueiro, Alto dos Morros e Alto Bandeira, que estavam com o abastecimento suspenso em razão da crise hídrica de Jucazinho.

Para quem vive da agricultura, a chegada da água representa uma mudança profunda no cotidiano.

“Ter água chegando assim dá esperança de plantar, de criar nossos animais e de viver com mais tranquilidade”, disse o agricultor Reginaldo Francisco.

O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, ressaltou o esforço técnico e operacional para garantir o abastecimento da região.

“A chegada da água do São Francisco a Riacho das Almas é um marco histórico para o Agreste. Estamos trabalhando de forma acelerada e responsável, seguindo a orientação da governadora Raquel Lyra, para garantir segurança hídrica à população, mesmo diante do cenário crítico de Jucazinho. Esse é apenas o primeiro passo de uma grande operação”, afirmou.

O prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho, também destacou a importância da ação para o município.

“A chegada da água do Rio São Francisco é um sonho realizado, não só para o nosso município, mas para todo o Nordeste. Esse avanço só foi possível graças ao apoio e à sensibilidade da governadora Raquel Lyra, que acreditou nessa solução para enfrentar a crise de Jucazinho. Hoje, celebramos a água chegando e a expectativa de um abastecimento regular para o futuro.”, disse.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:12, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Impeachment do Prefeito de Gravatá
Votação

Pedido de impeachment contra prefeito de Gravatá deve ir a plenário após o Carnaval, diz presidente

Processo depende de pelo menos nove votos para avançar e pode resultar na criação de comissão especial.

Papangus
Tradição

Carnaval do interior de Pernambuco mantém soberania cultural com Papangus e Caretas em 2026

Polos como Bezerros, Pesqueira e Triunfo atraem milhões de foliões com tradições que atravessam séculos no Agreste e Sertão.

Inme alerta para chuva no Recife.
Previsão

Inmet emite alerta de chuvas para 45 cidades de Pernambuco; saiba quais

Segundo o órgão, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

mais notícias

+

Newsletter