Prefeitura instala 308 postes e reforça mobilidade com PPP de Iluminação Pública. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Olinda segue avançando na modernização da iluminação pública com a terceira fase da Parceria Público-Privada (PPP), voltada para pontos estratégicos de mobilidade urbana: faixas de pedestres, semáforos e ciclovias.
Nesta etapa, já foram instalados 308 postes dos 492 previstos. As intervenções estão concentradas em locais de grande circulação, como a Avenida Beira Mar (Ministro Marcos Freire), Avenida Getúlio Vargas, na José Augusto Moreira e na Carlos de Lima Cavalcanti, com semáforos contemplados na faixa de pedestre.
O objetivo é garantir mais visibilidade, conforto visual e segurança para motoristas e pedestres, especialmente à noite.
As luminárias LED são instaladas em postes exclusivos, com 6 metros de altura, posicionados a cada 20 metros, e potência média de 58 watts, atendendo às normas técnicas de iluminância vertical. A medida reforça o compromisso do município com a segurança viária, eficiência energética e uso inteligente da infraestrutura pública.
Fruto de uma concessão com duração de 13 anos, a PPP de Iluminação Pública contempla a modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação de Olinda, com a substituição das luminárias convencionais por tecnologia LED.
Além das melhorias nas vias públicas, a próxima fase do projeto inclui a implantação de iluminação cênica em 27 monumentos e marcos históricos da cidade, como a Biblioteca Pública de Olinda, a Catedral da Sé e o Palácio dos Governadores.
A proposta busca não apenas embelezar a cidade, mas também valorizar o patrimônio histórico, reforçar a identidade cultural, melhorar a sensação de segurança e incentivar a ocupação qualificada dos espaços urbanos, especialmente à noite.
1
12:16, 25 Ago
28
°c
Fonte: OpenWeather
Apresentações ocupam espaços vizinhos e oferecem duas experiências distintas para o público aproveitar o pré-fim de semana.
Os trabalhos foram realizados em diferentes bairros, com desobstrução de galerias, retirada de entulhos, capinação e recuperação de vias.
A seleção será realizada por ordem de inscrição. A iniciativa é promovida pelo Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLE).
mais notícias
+