Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mirella Almeida discute reforma tributária e fortalecimento municipal na COP 30 com Eduardo Paes

Durante os debates, os prefeitos também trataram de temas cruciais, como as novas possibilidades de uso da COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

Fernanda Diniz

05 de novembro de 2025 às 18:34   - Atualizado às 18:35

Mirella Almeida e Eduardo Paes.

Mirella Almeida e Eduardo Paes. Foto: Arquimedes Santos

O segundo dia do Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado no Rio de Janeiro pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), foi marcado por um tema central para o futuro das cidades brasileiras: a reforma tributária e seus impactos diretos nos municípios.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, participou das discussões ao lado do prefeito anfitrião, Eduardo Paes, e de gestores de diversas regiões do país. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, 4 de novembro.

O encontro é uma prévia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em Belém (PA), e vem se consolidando como um espaço de construção coletiva para o fortalecimento da gestão local diante dos grandes desafios nacionais.

Durante os debates, os prefeitos trataram de temas cruciais, como as novas possibilidades de uso da COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), a regulamentação da Reforma Tributária (PLP 108/24) e a eleição dos representantes municipais no Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS (CGIBS).

Também foram apresentados o Anuário MultiCidades 2026 e o Guia de Implementação da Reforma Tributária para estados e municípios, importantes instrumentos de apoio à gestão pública.

Veja Também

Para Mirella Almeida, o debate reforça o papel essencial das prefeituras na construção de um país mais equilibrado e eficiente.

“Estamos vivendo uma grande troca de experiências com prefeitos de todo o Brasil, reforçando a importância da gestão local como protagonista das transformações que o país precisa. Afinal, é nos municípios que as coisas acontecem”, destacou a prefeita.

Entre os nomes que também integraram as discussões, os prefeitos de Porto Alegre/RS, Sebastião Melo; de Juiz de Fora/MG, Margarida Salomão; e de Apucarana/PR, Rodolfo Mota.

A gestora também ressaltou que a reforma tributária traz novas perspectivas para ampliar a arrecadação municipal e garantir mais investimentos em áreas estratégicas, como infraestrutura, serviços públicos e sustentabilidade.

“O diálogo é fundamental para que a nova estrutura tributária fortaleça as cidades, permitindo que possamos investir ainda mais no desenvolvimento e na qualidade de vida da população olindense”, completou.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:23, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

Vereadores de Olinda.
Entendimento

Câmara aprova projeto que garante pagamento dos cachês do carnaval entre 30 e 60 dias após a festa

O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município

Priscila Senna e Alceu Valença vão se apresentar no Carnaval de Olinda.
Shows

Olinda: abertura do Carnaval tem Priscila Senna e Alceu Valença nesta quinta (12), na Praça do Carmo

O evento reforça sua vocação para acolher todos os públicos, reunindo tradição, diversidade musical e grandes encontros

mais notícias

+

Newsletter