Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Inclusão à beira-mar; Olinda lança Bike Sem Barreiras para todos

Iniciativa da Prefeitura e Uninassau Olinda oferece handbikes e triciclos adaptados, garantindo lazer e autonomia na Praia do Quartel.

Beto Dantas

30 de novembro de 2025 às 17:00

Secretária Andrea Galdino e a Prefeita Mirella Almeida ao lado de um usuário do serviço.

Secretária Andrea Galdino e a Prefeita Mirella Almeida ao lado de um usuário do serviço. Foto:Divulgação/Secom Olinda

Olinda deu início a uma nova etapa na promoção da inclusão e do acesso ao lazer. Neste sábado (29), foi realizado o lançamento oficial do projeto Bike Sem Barreiras, na Praia do Quartel, em Casa Caiada, reunindo moradores, instituições parceiras e defensores da acessibilidade. A prefeita Mirella Almeida participou do momento ao lado da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Andrea Galdino, reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas que garantem autonomia, igualdade e ocupação plena dos espaços da cidade.

A iniciativa, realizada pela Uninassau Olinda em parceria com a Prefeitura de Olinda, passa agora a acontecer quinzenalmente, sempre das 9h às 13h, oferecendo bicicletas adaptadas — como handbikes, bicicletas duplas e triciclos — para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou necessidades específicas. O equipamento especializado permite que cada participante vivencie a experiência de pedalar com segurança, acompanhamento técnico e total acessibilidade.

Durante o lançamento, Mirella e Andrea destacaram que o projeto simboliza uma Olinda cada vez mais humana, inclusiva e acolhedora. A estrutura instalada na Praia do Quartel conta com equipe preparada para orientar e garantir conforto aos usuários, estimulando autonomia, autoestima e cidadania.

Ao longo dos próximos meses, o Bike Sem Barreiras seguirá como parte permanente da agenda de acessibilidade e convivência do município, promovendo lazer inclusivo para pessoas de todas as idades e fortalecendo o compromisso de Olinda com uma cidade sem barreiras.

 

Novembro Azul

Ainda esta semana a Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou o mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de proposta com quatro mutirões na manhã desta sexta-feira (28). 

Uma delas aconteceu na sede da Defesa Civil do município, em Jardim Atlântico, e contou com testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatite, além de palestra educativa, práticas integrativas (ventosa e auriculoterapia), e aferição de pressão e glicose. 

Veja Também

A atividade envolveu os funcionários operacionais do setor. A coordenadora de Ação do Serviço Social da Defesa Civil de Olinda, Gerlândia de Oliveira, destacou a importância do evento. 

"Hoje estamos realizando um das ações do Novembro Azul, que encerra o ano do nosso projeto Cuidando de Quem Cuida. Afinal de contas, estamos reforçando e prevenindo a saúde dos profissionais que tomam conta das pessoas que estão na rua", pontuou, acrescentando ainda a necessidade e importância da parceria com a Secretaria de Saúde para promover essas ações. 

O trabalhador de serviços gerais, Josemilson Francisco, elogiou a iniciativa pelas informações recebidas na palestra. Já Moab de França, também dos serviços gerais, complementou. "Muito bom, vou até fazer teste rápido e ver a pressão", disse.

A Secretaria promoveu também mais três mutirões, um na Policlínica João de Barros Barreto, no bairro do Carmo, nas Unidades de Saúde Asa Branca, em Rio Doce e em Águas Compridas, finalizando com mais um na Unidade do 7º RO, em Ouro Preto. 

As ações contaram com os mesmos serviços de testagem rápida e como atendimento médico, odontológico e de vacinação. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:53, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

Vereadores de Olinda.
Entendimento

Câmara aprova projeto que garante pagamento dos cachês do carnaval entre 30 e 60 dias após a festa

O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município

Priscila Senna e Alceu Valença vão se apresentar no Carnaval de Olinda.
Shows

Olinda: abertura do Carnaval tem Priscila Senna e Alceu Valença nesta quinta (12), na Praça do Carmo

O evento reforça sua vocação para acolher todos os públicos, reunindo tradição, diversidade musical e grandes encontros

mais notícias

+

Newsletter