Pernambuco, 09 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Diploma da Faculdade de Medicina de Olinda é válido no Canadá, EUA e países vinculados à ECFMG

A faculdade pernambucana possibilita que profissionais formados por ela possam trabalhar em outros países.

Fernanda Diniz

08 de agosto de 2025 às 13:02   - Atualizado às 16:06

Faculdade de Medicina de Olinda.

Faculdade de Medicina de Olinda. Foto: Reprodução

Já reconhecida no Brasil como uma escola de medicina referência na formação de médicos em diversas especialidades, a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) avança também em direção ao reconhecimento internacional, agora acreditada nos Estados Unidos e outros países.

Após alcançar o Sponsor Note da Education Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG), a faculdade pernambucana possibilita que profissionais formados por ela possam trabalhar em países da América do Norte como Estados Unidos e Canadá, além de Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.

A ECFMG (Comissão Educacional para Graduados Médicos Estrangeiros) é uma organização norte-americana, fundada em 1956, que avalia as qualificações de médicos formados fora dos Estados Unidos (Graduados Médicos Internacionais) que desejam ingressar em programas de residência e obter licença médica no país.

Ela atua como intermediária entre o sistema educacional médico internacional e o sistema de saúde dos EUA, garantindo que estes profissionais atendam aos padrões de educação médica exigidos para a prática nos Estados Unidos.

O governo norte-americano classifica a ECFMG como uma agência autorizada a avaliar e orientar a acreditação de médicos não-americanos e graduados de escolas médicas fora dos EUA que buscam exercer a profissão nos Estados Unidos.

“No ano em que completará dez anos, a FMO conquista mais uma qualificação que a coloca no rol das instituições que atendem a rigorosos padrões internacionais de qualidade. Esse reconhecimento, com acreditação internacional amplia oportunidades para seus alunos e reforça seu compromisso com uma formação de excelência, capaz de contribuir para o avanço da medicina no Brasil e no mundo.”, diz nota da faculdade.

PROCESSO - Para se candidatar à Certificação da ECFMG a faculdade de medicina estrangeira deve atender a rigorosos requisitos descritos na Política de Listagem de Faculdades de Medicina da ECFMG.
 
Esses requisitos incluem o reconhecimento da faculdade pelo governo local e do diploma expedido aos seus graduados. Antes de emitir seu certificado à instituição solicitante, a ECFMG avaliará a estrutura, a qualificação do corpo docente e outros critérios a fim de emitir o Sponsor Note.
 
Com a certificação da ECFMG a Faculdade de Medicina de Olinda ingressa no seleto grupo do Diretório Mundial de Escolas de Medicina, abrindo as portas para que os médicos formados por ela possam atuar em diversos países.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:37, 09 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Prefeita Mirella entrega obra de contenção e revitalização na 5ª Travessa da Bica.
Iniciativa

Olinda: prefeita Mirella entrega obra de contenção e revitalização na 5ª Travessa da Bica

Com investimento de cerca de R$ 700 mil, o projeto contemplou três intervenções de engenharia, que asseguram a estabilidade do terreno e a proteção das famílias.

Terreno do antigo CECOP de Ouro Preto, em Olinda
Justiça

Olinda: Pastor move ação de usucapião no terreno do antigo CECOP de Ouro Preto que é da prefeitura

O local que poderia ser melhor utilizado se encontra abandonado com muito lixo e matagal e segundo moradores, vez por outra interessados surgem se dizendo proprietários.

Mirella Almeida e Eduardo Paes.
Evento

Mirella Almeida discute reforma tributária e fortalecimento municipal na COP 30 com Eduardo Paes

Durante os debates, os prefeitos também trataram de temas cruciais, como as novas possibilidades de uso da COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública).

mais notícias

+

Newsletter