Homem da Meia-Noite anuncia homenageados e tema de 2026. Foto: Divulgação
O Homem da Meia-Noite anunciou nesta terça-feira, 28 de outubro, o tema para seu desfile nas ladeiras de Olinda em 2026.
O Calunga mais famoso do Brasil exalta seus ancestrais com o tema “Tambores Silenciosos” no desfile do próximo ano.
O tema propõe um mergulho na ancestralidade afro-brasileira, na força dos maracatus e no silêncio sagrado que antecede o toque dos tambores.
Entre os grandes homenageados, de uma noite que promete ser especial, estará o peso dos tambores do Maracatu Nação Pernambuco.
Fundado em 1989, por Bernardino José e Amélia Veloso, se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. É ele quem vai abrir o Largo do Bonsucesso com seu ritmo de baque virado inconfundível para o desfile do Calunga.
Será um Carnaval também para homenagear as raízes de Xambá em Olinda. Com o Grupo Bongar, o Homem da Meia-Noite resgata o coco ancestral com a tradição da Jurema. Fundado em 2001, o Grupo Bongar completa mais de 20 anos lutando pelas tradições de matriz africana.
A nossa terceira homenageada nasceu na antiga maternidade do Carmo de Olinda no mesmo dia do aniversário da cidade.
Ligação que fez Maria Elizabeth Santiago de Oliveira, mais conhecida como Mãe Beth de Oxum, se tornar uma ialorixá, percussionista brasileira, juremeira, comunicadora popular, ativista cultural e mestra coquista.
Uma das articuladoras e realizadoras do Coco de Umbigada, reconhecido como Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, no bairro do Guadalupe, em Olinda. Em 2026, Mãe Beth de Oxum será reverenciada pelo nosso Gigante.
O Homem da Meia-Noite também não poderia deixar de prestar uma homenagem a Sérgio Roberto Veloso de Oliveira, o Siba.
Nascido em Recife e criado na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi nas tradições do maracatu rural, ciranda e do cavalo-marinho que moldou sua musicalidade e identidade artística.
Iniciou a carreira em 1992 tocando guitarra e rabeca na banda Mestre Ambrósio, uma das pioneiras do movimento Manguebeat.
Em 1997, compôs Baile Catingoso, incluída na trilha sonora do filme Baile Perfumado. Seguiu carreira solo, tornando-se um dos principais mestres da música pernambucana, levando a força da Zona da Mata e das tradições populares de Pernambuco para o mundo. Em 2026, Siba será homenageado no desfile do Gigante.
Por fim, o Calunga presta uma reverência a um artista nascido em Olinda e que fincou seu nome na cultura popular.
Cantor, compositor, rabequeiro, mestre e brincante de diversos folguedos populares. Herdeiro da uma das famílias mais expressivas na cultura popular, convive desde a infância em meio a Maracatus, Cavalos Marinhos, Cocos e Cirandas.
Em 2026, Mestre Maciel Salú será homenageado pelo Homem da Meia-Noite, que promete um dos desfiles mais emocionantes da agremiação. Uma mistura inesquecível do frevo da Orquestra do Maestro Carlos, os tambores das nações de maracatu e o toque encantado da rabeca.
Como parte das celebrações do ciclo carnavalesco, o Homem da Meia-Noite realiza o Prêmio Gigante Cultural, uma cerimônia de reconhecimento e reverência a personalidades, mestres e grupos que fortalecem a cultura popular pernambucana. A edição do carnaval 2026 acontecerá no Cais do Sertão, no Recife, reunindo artistas, mestres e convidados especiais, numa noite de música, memória e ancestralidade.
É a roupa do Gigante que brilha nas ladeiras em dia de desfile no Sítio Histórico. Milhares de foliões aguardando para ver o fraque, a gravata e a cartola.
Por tantos anos, foi o alfaiate Brasil quem produzia, costurava e vestia o Calunga. Desde sua partida, essa roupa tão especial, passou de mão em mão, como um gesto de memória de sua grandeza. E mais uma vez, essa fantasia volta às ladeiras de Olinda. O fraque volta a ser todo feito na Cidade Alta.
Para essa missão, a direção do Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite convidou a estilista e figurinista Haia Marak, que mantém seu ateliê de moda autoral na rua 13 de Maio no Sítio Histórico.
Será dela a missão de vestir o Calunga nesse desfile tão especial e carregado de sentimentos e tradição com o tema Tambores Silenciosos. A roupa será entregue no dia 02/02/2026, no aniversário do Gigante.
Já a camisa oficial do Homem da Meia-Noite foi criada pelo artista recifense Max Motta, conhecido por sua obra vibrante e repleta de cores, que explora as identidades brasileiras e as raízes afro-indígenas em linguagem contemporânea.
A camisa, que será vendida no Espaço Afetivo do Homem da Meia-Noite e na sede social, celebra o tema “Tambores Silenciosos” e reafirma o diálogo entre tradição e modernidade.
Em janeiro de 2026, a criançada é quem vai dar início aos festejos no Largo do Bonsucesso, em Olinda. Mais uma edição do Calunguinha na Folia será realizada no dia 17/01/26 com shows, apresentações culturais e com o tradicional desfile do Calunguinha com a orquestra do Homem da Meia-Noite pelo Sítio Histórico. Tudo de graça para os mini foliões darem início ao Carnaval. A festa começa a partir das 14h em frente a sede da agremiação.
O Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite reafirma seu compromisso com a responsabilidade social ao lançar uma campanha em defesa da vida e do respeito. Em 2026, o Gigante une forças com o Coletivo Mulher Vida e o Instituto Capiba na ação
“Numa mulher não se bate nem com uma flor”, inspirada no célebre verso do mestre Capiba. A iniciativa busca sensibilizar a sociedade para o combate ao feminicídio e à violência de gênero em Pernambuco.
O lucro da venda de 400 camisas exclusivas, criadas pela artista Rafa Q Faz, será destinado às duas instituições parceiras. O lançamento da Campanha será no dia 12 de novembro de 2025, às 10h, no Coletivo Mulher Vida.
Como presente para os apaixonados pelo Calunga, nasce a canção “O Gigante da Meia-Noite”, uma composição inédita de Maciel Salú, Siba e Rute Pajeú.
O clipe oficial foi gravado na emblemática Casa da Rabeca, em Olinda, e reúne todos os homenageados do tema Tambores Silenciosos: Mãe Beth de Oxum, Maciel Salú, Siba, o Grupo Bongar e o Maracatu Nação Pernambuco, além da ilustre participação do próprio Homem da Meia-Noite.
A obra audiovisual propõe um encontro entre som, fé e memória, um registro artístico que reforça o papel do Gigante como guardião da cultura popular pernambucana.
A partir do dia 1º de novembro de 2025, o público poderá visitar a Sede do Homem da Meia-Noite, localizada na Estrada do Bonsucesso, em Olinda. A sede funcionará de terça a quinta-feira, das 11h às 19h; sextas e sábados, das 10h às 19h; e aos domingos, das 8h às 16h.
Entre as grandes novidades de 2025 está a reabertura do Espaço Afetivo do Homem da Meia-Noite, que funcionará de 29 de novembro de 2025 a 22 de fevereiro de 2026, no Shopping Patteo Olinda – Piso L2.
O local será um ponto de encontro entre arte, história e afeto, com exposição de figurinos, além da venda de produtos oficiais e obras de artistas convidados. Um espaço vivo de preservação da memória e celebração da cultura popular pernambucana.
2
4
00:32, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
O evento reforça sua vocação para acolher todos os públicos, reunindo tradição, diversidade musical e grandes encontros
mais notícias
+