Blitz educativa em Jaboatão dos Guararapes Foto: Chico Bezerra
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria de Mobilidade, realizou na manhã desta segunda-feira, 12 de maio, mais uma blitz educativa de trânsito dentro da programação do Maio Amarelo.
A ação, denominada “Desacelere, seu bem maior é a vida!", ocorreu na avenida Barreto de Menezes, ao lado do Palácio da Batalha, em Prazeres.
Além das orientações para um trânsito seguro, agentes da prefeitura realizaram a distribuição de corta-pipas para os motociclistas.
A ação começou por volta das 9h e se estendeu até as 13h. Foram distribuídos cerca de 200 corta-pipas.
O Cel. Alessandro Ribeiro, diretor de trânsito da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, destaca a importância do equipamento para os motoqueiros.
"Esse equipamento salva vidas, pois evita o contato do motociclista com o cerol (produto feito de cola e pó de vidro) utilizados nas linhas de pipas. É uma ação que fazemos durante o ano inteiro, mas que intensificamos no mês de maio", explica.
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou a blitz educativa em parceria com Detran, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Lei Seca, Departamento de Estada e Rodagem (DER), SAMU, Honda Jamotos, Yamaha, Auto Escola Piloto, Assegura.
Estão previstas mais três ações no mês de maio: no dia 20, na avenida Bernardo Vieira de Melo, no bairro de Piedade, no Jaboatão Centro, e no Parque da Cidade, mais uma vez em Prazeres.
"Nosso objetivo é reduzir os acidentes e é fundamental a participação dos motoristas e motociclistas", destaca Alessandro.
A Câmara dos Deputados aprovou, em fevereiro de 2024, o projeto de lei que proíbe a fabricação, comercialização e uso de linhas cortantes em pipas e brinquedos semelhantes, o cerol, estipulando pena de detenção e multas. A proposta será enviada ao Senado.
De autoria da ex-deputada Nilda Gondim, o Projeto de Lei 402/11 foi aprovado na forma de um substitutivo do relator, deputado Coronel Telhada (PP-SP), que incorporou regras para o uso de linha esportiva em competições das quais poderão participar somente adultos ou adolescentes com 16 anos ou mais.
A linha cortante, conhecida como cerol ou mesmo linha chilena em algumas localidades, pode ser fabricada inclusive artesanalmente com vidro moído e cola, substância passada na linha da pipa para facilitar o corte de linhas de pipas de adversários.
No entanto, ela apresenta alto risco de ferimentos e mesmo de morte, principalmente de motociclistas.
2
3
16:55, 21 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
A festa de São João é uma iniciativa que faz parte de uma série de ações do gestor Mano Medeiros para acolher pessoas vulneráveis.
A programação do Festival do Milho inclui a venda de receitas com o produto, comercialização, aulas de culinária e apresentações.
A programação inclui a venda de receitas variadas tendo o milho como base, comercialização de mãos de milho a preço especial, aulas de culinária ao vivo, apresentações de forró pé-de-serra e muita diversão para as crianças.
mais notícias
+