Prefeito Mano Medeiros acompanha trabalhos da Defesa Civil. Foto: Chico Bezerra
O município do Jaboatão dos Guararapes voltou ao Estado de Atenção, devido à redução da intensidade das chuvas, que atingem o município desde a semana passada.
Porém, existe a possibilidade de mais chuvas para os próximos dias. O prefeito Mano Medeiros segue monitorando as ações preventivas de atendimento e acolhimento prestado à população, com a Defesa Civil e as secretarias municipais, sobretudo aquelas que residem em áreas de risco e de alagamento.
"Neste período de chuvas intensas, a Prefeitura mobilizou as equipes de Defesa Civil e das secretarias municipais, ampliando as ações para dar suporte à população e minimizar ao máximo os danos e prejuízos causados durante este forte período chuvoso. Ressalto que a Defesa Civil trabalha 24 horas, de domingo a domingo, para atender as ocorrências e dar assistência aos moradores", reforçou o prefeito Mano Medeiros.
Cerca de 80 pessoas que ficaram desalojadas, devido às chuvas, estão no abrigo, em Cajueiro Seco, disponibilizado pela Prefeitura. No local, eles têm alimentação, dormitório, banho e atividades recreativas para as crianças.
"Seguiremos monitorando as áreas alagadas e acompanhando a previsão de chuvas para o município. A equipe está preparada e de prontidão para atender à população em caso de necessidade", disse o secretário executivo de Defesa Civil de Jaboatão, Elton Moura.
Caso a pessoa precise de abrigo ou em caso de emergência, ela poderá acionar a Defesa Civil, pelos telefones 0800.281.2099 e 9.9195.6655 (WhatsApp).
O atendimento é 24h. O secretário recomenda ainda que, em caso de fortes chuvas, as pessoas procurem abrigo na casa de parentes e amigos ou liguem para a Defesa Civil.
A previsão de fortes chuvas que poderiam castigar o município de Jaboatão dos Guararapes, não se concretizaram. Motivo de grande alívio para a prefeitura municipal.
Mesmo assim, o prefeito Mano Medeiros decidiu mudar sua agenda. Ele não fará a viagem para Brasília, como estava previsto, para participar da 26ª. Marcha dos Prefeitos, que vai acontecer na terça-feira, 20 de maio, para seguir conduzindo os trabalhos na cidade.
"Ocorreu uma mudança nas previsões do tempo. O risco de uma grande quantidade de chuva diminuiu bastante. Mesmo assim, vamos seguir em Jaboatão porque precisamos estar perto das pessoas. A gente vai continuar atento, na rua, vendo o que é preciso melhorar", afirmou Mano Medeiros.
No final da manhã desta segunda-feira (19), acontecerá uma nova reunião com os secretários para um balanço geral do trabalho de prevenção realizado durante esse final de semana. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), havia a possibilidade de chover cerca de 100mm de água nos últimos três dias e ainda se estendendo até a próxima quarta-feira.
Mas o panorama mudou. A equipe da Defesa Civil e demais secretarias envolvidas no núcleo de ação de prevenção às chuvas vão diminuir o ritmo de trabalho, mas não deixarão de seguir em alerta.
O secretário executivo da Defesa Civil, Elton Moura, disse que foi muito importante para o município a articulação de todas as secretarias no trabalho de prevenção.
"Acredito que Jaboatão está mais forte durante esse processo. A equipe está mais entrosada e conseguimos nos aproximar ainda mais das pessoas. Foi um grande aprendizado e só temos a agradecer a secretários, servidores e voluntários", destacou.
O trabalho da Defesa Civil da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes segue trabalhando em regime de 24h. A população pode acionar o atendimento pelos números 0800 281 2099/ 81 99195-6655. Além disso, os moradores podem solicitar informações sobre riscos de chuva, via WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 2034-4611 ou receber via SMS, enviando mensagem para o número 40199, informando o CEP da residência.
2
3
4
13:31, 13 Jun
29
°c
Fonte: OpenWeather
Além disso, foram oferecidos diversos serviços gratuitos para a população nas áreas de saúde, assistência social, orientação jurídica, cidadania, entre outros.
Na reunião, foram compartilhadas boas práticas de planejamento e administração adotadas na cidade da Região Metropolitana do Recife desde 2017.
O encontro serviu para alinhar algumas ações de apoio para a efetiva estruturação de uma grande central de distribuição de produtos da marca que está se instalando no município.
mais notícias
+