Primeira comandante mulher assume a Guarda Municipal de Ipojuca. Foto: Léo Domingos/SECOM Ipojuca
Pela primeira vez na história do município de Ipojuca, uma mulher será responsável por comandar a Guarda Municipal, corporação formada por mais de 400 agentes. A nomeação da inspetora Luciana Xavier da Rocha como Comandante Geral, ocorrida nesta quinta-feira, 29 de maio, na Quadra do IFPE de Ipojuca, representa um marco de representatividade e um avanço na valorização da força feminina nas estruturas de segurança pública.
Reconhecida pelo compromisso, competência e trajetória exemplar dentro da corporação, a nova comandante assume o desafio de fortalecer ainda mais a atuação da Guarda Municipal em prol da segurança dos ipojucanos.
“É uma honra representar nossa instituição. É um marco histórico, não apenas para mim, mas para todas as mulheres que acreditam na força, na competência e na dedicação. Eu me sinto capaz e, junto com toda a corporação, conseguiremos fazer um excelente trabalho e elevar, cada vez mais, a Guarda Civil Municipal do Ipojuca”, afirmou a comandante Luciana Xavier.
Ao lado dela, o cargo de Subcomandante será ocupado pelo Instrutor Adalberto Meira de Oliveira Neto, profissional experiente e respeitado na área, reforçando uma gestão técnica e comprometida com resultados.
O secretário de Defesa Social do Ipojuca, Wambergson Melo, também destacou a confiança na nova liderança:
“Temos convicção e confiança de que ela fará um ótimo trabalho para a Guarda e para a população. Porque, para que a gente possa servir bem, a gente precisa estar bem”, concluiu.
O Senado aprovou na terça-feira, 27 de maio, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que incorpora as guardas municipais e os agentes de trânsito aos órgãos de segurança pública.
O texto foi aprovado em primeiro e segundo turnos e vai para votação na Câmara dos Deputados.
A Constituição elenca, atualmente, como segurança pública os seguintes órgãos: Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; e polícias penais federal, estaduais e distrital.
Pela PEC 37/2022, aprovada pelos senadores, os municípios poderão atribuir funções às guardas ou polícias municipais, como proteção de seus bens, serviços, instalações; policiamento ostensivo local e comunitário; exercício de ações de segurança em seus territórios; e apoio e colaboração com os demais órgãos de segurança pública.
2
03:54, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Mais de 1,5 mil professores, gestores escolares e trabalhadores da Educação se reuniram num momento de integração, alinhamento pedagógico e motivação para o ano que se inicia.
Realizado no Clube Municipal, no Centro de Ipojuca, o evento reuniu um grande público e reafirmou o compromisso da gestão do prefeito Carlos Santana com a valorização da cultura popular.
Entre os destaques da programação estiveram o padre Fábio de Melo, Priscila Senna, Banda Seu Desejo e o cantor Natanzinho Lima, que atraiu mais de 20 mil pessoas em sua apresentação.
mais notícias
+