Presídio de Igarassu. Presídio de Igarassu.
Detentos do presídio de Igarassu, em Pernambuco, conseguiram arrecadar mais de R$ 1 milhão aplicando golpes por meio de um aplicativo de relacionamentos. No Distrito Federal, pelo menos 20 pessoas foram vítimas desses criminosos.
? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
A operação para acabar o esquema ocorreu na manhã desta quinta-feira, 23 de maio, quando policiais civis de Brasília, em colaboração com as Polícias Civis de Pernambuco, Paraíba e São Paulo, cumpriram 22 mandados de prisão e busca e apreensão. 15 suspeitos foram detidos.
As penas para esses crimes podem chegar a um total de 28 anos de prisão. Além disso, as contas bancárias dos investigados foram bloqueadas.
Golpe
Os detentos, fingindo ser mulheres, iniciavam conversas com homens pelo aplicativo de relacionamentos. Após estabelecer um contato, um segundo detento, usando outro número de telefone, entrava em cena, se passando pelo suposto namorado da mulher com quem a vítima estava conversando.
Esse segundo criminoso ameaçava a vítima alegando ser membro de uma facção criminosa. Ele afirmava que, se a vítima não pagasse uma quantia determinada, ele mataria a vítima e sua família. Para tornar a ameaça ainda mais real, os golpistas enviavam fotos portando armas de fogo.
A investigação conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) durou cerca de um ano e quatro meses.
"Ao longo dos meses, observamos que os autores responsáveis pela circulação do dinheiro estavam envolvidos não só com extorsão, mas também com outros crimes graves. Apesar de não terem renda fixa, alguns movimentaram mais de R$ 1 milhão em três meses, relacionando-se financeiramente com indivíduos de variados antecedentes criminais, como roubo a banco, roubo a correio e homicídios", explicou a delegada Ágatha Braga, adjunta da 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho).
1
3
4
01:36, 07 Abr
26
°c
Fonte: OpenWeather
O resultado coloca, mais uma vez, a cidade no segundo lugar da Região Metropolitana do Recife (RMR), mas o destaque foi o salto nos índices, de 66,97% em 2024 para o patamar atual.
A medida foi adotada por precaução, diante dos impactos causados pelo mau tempo e visando garantir a segurança de estudantes e profissionais da educação.
O primeiro dia do evento reuniu os participantes em um momento de troca de experiências com influenciadores locais.
mais notícias
+