Alunos da Rede municipal de Camaragibe. Foto: Lins AndradePMCg
Em reunião realizada no dia 10 de novembro, a Secretaria de Educação de Camaragibe anunciou o período de matrículas para novos alunos da rede municipal referente ao ano letivo 2026. Com isso, os pais ou responsáveis terão dos dias 22 a 31 de dezembro para garantir um lugar dos novatos nas escolas municipais da Terra dos Camarás.
As novas vagas são direcionadas para as modalidades de creche, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e poderão ser feitas através do site matricula2026.camaragibe.pe.gov.br. Informações sobre o processo podem ser conferidas por meio do telefone (81) 99697-3284.
O anúncio feito pelo secretário de Educação, Iran Escolar, ocorreu na Secretaria de Educação do município e contou com a presença da prefeita em exercício de Camaragibe e secretária de Políticas para Mulheres, Comandante Débora, e da gerente do Departamento de Acompanhamento Escolar (DAE) da pasta e coordenadora municipal de Matrículas, Aiza Arôxa, além de coordenadores e diretores escolares, representantes da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Tutelar do município, do Sindicato dos Servidores de Camaragibe (Sisemc), vereadores municipais e servidores da educação.
Prefeita em exercício de Camaragibe e secretária de Políticas para Mulheres, a Comandante Débora destacou o compromisso da gestão liderada pelo prefeito Diego Cabral com a educação municipal e disse que esta sempre será uma prioridade de ambos. Ela ressaltou, também, o empenho de toda a administração em aumentar a quantidade de vagas na rede de ensino, inclusive com a chegada de novas creches em parceria com o Governo de Pernambuco.
“Ouvimos do secretário Iran Escobar que até março de 2026 teremos mais duas creches sendo inauguradas em Camaragibe, aumentando em cerca de 500 as vagas para esse nível da Educação Básica, e mais três que também serão construídas no próximo ano. Essas vagas vão chegar a cerca de 800 no próximo ano, ou seja, o prefeito Diego Cabral demonstra a sua articulação e o seu compromisso com a educação de Camaragibe. E nós, também na Secretaria de Políticas para Mulheres, contamos com a Secretaria de Educação para garantir o direito de todas as mães de terem seus filhos matriculados na rede de ensino da nossa cidade”, afirmou a prefeita em exercício.
Segundo a Secretaria de Educação, esta é a última etapa do calendário em relação ao processo de matrículas na rede municipal de ensino. Desde setembro, a pasta promoveu, por meio do DAE e da coordenação de matrículas, uma série de atividades no sistema, como a migração dos registros de estudantes da plataforma EducaCamaragibe para o Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (Siepe), o cadastro das turmas 2026, o monitoramento e correção do cadastro, a renovação e atualização dos dados e turmas da rede municipal, a solicitação de transferência por interesse próprio dos estudantes, a segunda chamada para quem perdeu o prazo, a renovação para fins continuidade entre unidades educacionais e a efetivação das matrículas.
“Tudo foi feito seguindo um planejamento elaborado para garantir a matrícula de todos os estudantes da rede municipal de ensino, o calendário atendeu todas as demandas da secretaria e dos estudantes. Chegou a vez dos alunos novatos que desejam ingressar na rede de ensino e a Secretaria de Educação abriu o prazo em dezembro. Todo o processo é pelo site, uma ferramenta totalmente dinâmica e de fácil navegação vinculada à plataforma Educ21, que já é usada pela rede municipal de ensino e está conectada ao Censo Escolar, busca ativa e processos de avaliação do estado e do Brasil. Agora é com os pais ou responsáveis ficarem atentos ao prazo para garantir as matrículas, estamos prontos para atendê-los”, declarou o secretário de Educação, Iran Escobar.
Gerente do DAE e coordenadora municipal de Matrículas, Aiza Arôxa, frisou o comprometimento de todos os servidores da Secretaria de Educação durante o ano e celebrou a força-tarefa realizada desde setembro para cumprir todas as etapas do calendário de matrículas da rede municipal, desde os alunos antigos e finalizando com os novatos, em dezembro. Segundo ela, todo o processo respeito as normas da legislação e foi conduzido de forma plural e democrática.
“Toda a equipe se empenhou para garantir o direito dos estudantes e a inclusão social, assegurar o acesso a uma educação de qualidade com dignidade. Tivemos diálogo com todas as partes envolvidas nesse processo, de toda a comunidade escolar, para que as decisões fossem tomadas pelo bem dos estudantes e da educação de Camaragibe. Dessa forma, a gente cumpre o papel de oferecer as vagas que o município pode ofertar dentro da legalidade e da ética, respeitando os princípios de transparência e eficiência, e prestando contas de tudo o que é feito. Que venham novos alunos e que eles possam fazer parte de uma rede de ensino que não mede esforços para oferecer uma educação de excelência e qualidade”, completou Aiza Arôxa.
3
4
10:25, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
"Camaragibe possui ampla riqueza cultural de vários ritmos e manifestações, além de uma vocação natural para essa atividade econômica que também é o Carnaval, gerando emprego e renda", disse o gestor.
Entre os temas abordados durante os dois dias do evento estão a estabilidade e o crescimento da América Latina e do Caribe.
"É um período de geração de emprego e renda, de aquecimento da economia da cidade e uma chance de muitos empreendedores fortalecerem seus negócios", disse o prefeito Diego Cabral
mais notícias
+